Chris standing up holding his daughter Elva

Começa nesta terça-feira (30) o II Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2023 – Norte. O evento é realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), tendo a parceria da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia) e apoio da Fetranorte (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte). Durante dois dias, técnicos e coordenadores de toda a região passarão por reciclagem e conhecerão as novidades do Despoluir.

O evento ocorre na unidade do SEST SENAT de Belém (PA). Também está prevista visita de campo à Amafibra, empresa que produz substrato com reaproveitamento de resíduos usando fibra de coco como matéria-prima em produtos diversos, como para fins automotivos. Organizada pela Fetramaz, a incursão permitirá aos participantes do encontro entender como funciona essa economia circular, com aplicações no setor de transporte.

A programação do Despoluir em Belém inclui, ainda, capacitações voltadas às linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das empresas atendidas pelo Despoluir.

Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir já realizou, de forma gratuita, mais de 4 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte e caminhoneiros autônomos no país. Essas linhas de ação objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos.

Por meio das atividades desenvolvidas pelo Despoluir, a CNT visa contribuir para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, proporcionar melhores condições de vida aos profissionais do setor. Os ganhos ambientais alcançam, especialmente, os grandes centros urbanos, além de engajar os transportadores em atividades socioambientais.

Saiba mais sobre o Programa Despoluir

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte