O SEST SENAT realizou, na manhã dessa terça-feira (8), em Belém (PA), o 1º Encontro Regional do Projeto Proteção. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Childhood Brasil, reuniu representantes de diversas instituições para debater ações de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento teve como foco os desafios específicos da Região Norte, especialmente em um ano marcado por grandes eventos, como a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada na capital paraense.
A programação incluiu debates sobre os fatores sociais, econômicos e culturais que impactam diretamente a vulnerabilidade de crianças e adolescentes na região. Também foram discutidas estratégias para a atuação preventiva em eventos de grande porte, a importância dos canais de denúncia e o fortalecimento das redes de proteção estaduais e municipais. O papel do setor de transporte como agente estratégico na proteção da infância foi um dos pontos centrais da discussão.
Victor Zindeluk, diretor da unidade do SEST SENAT de Belém, ressaltou a importância da mobilização em torno do tema: “Nosso objetivo é zerar as estatísticas de violência contra crianças e adolescentes. Para isso, é fundamental que a rede de proteção dissemine informação e fortaleça sua atuação. Queremos deixar um legado e promover um ambiente seguro para a infância.”
Eva Dagler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, destacou a relevância do encontro para a articulação de ações concretas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Ouvir as autoridades do sistema de garantia de direitos reforça o quanto é essencial que a sociedade civil e as empresas sigam atuando como espaços de diálogo e mobilização. O resultado do encontro superou nossas expectativas. Plantamos uma semente muito promissora”, afirmou.
Estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal, da Universidade Federal do Pará, além de empresas de transporte de cargas e de passageiros atendidas pelo SEST SENAT. A supervisora do Conselho Regional do SEST SENAT Norte II, Valéria Rosas, e a analista da Gerência Executiva de Promoção Social Raissa Osório também participaram do evento.
O Programa Proteção é uma iniciativa do SEST SENAT, em parceria com a Childhood Brasil, voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente no transporte. O Programa tem como objetivo sensibilizar trabalhadores do setor e a sociedade em geral sobre a importância da proteção integral da infância, promovendo ações educativas, formações, articulações com a rede de proteção e estímulo à denúncia.
Por meio de eventos regionais, campanhas e materiais informativos, o Proteção busca fortalecer a atuação preventiva em todo o país, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes, em especial em contextos de alta vulnerabilidade, como áreas de fluxo intenso de transporte e grandes eventos.