O Brasil é o quinto país com a aviação civil mais segura do mundo. É o que aponta o resultado de uma auditoria da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional, na sigla em inglês), realizadas entre 9 e 13 de novembro de 2015. Segundo a avaliação, o país obteve 95,07% de conformidade um programa de segurança global da aviação, o USOAP CMA.
O país saltou 16 posições desde a última auditoria da entidade. Em 2009, o Brasil estava na 21ª colocação. Agora, está atrás, apenas, do Canadá, Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os fatores que mais melhoraram, impactando no resultado positivo, foram Operações de Aeronaves, cuja adequação ao programa passou de 80,65% para 97,58%, e a Organização da Aviação Civil, que passou de 92,31% para 100% de conformidade.
O USOAP tem como objetivo promover a segurança operacional da aviação global por meio de auditorias e missões presenciais regulares dos sistemas de vigilância de segurança em todos os 191 Estados-Membros da ICAO. As áreas de auditoria do programa USOAP sob responsabilidade da Agência são as seguintes: Legislação Básica e Regulamentos de Aviação Civil, Organização da Aviação Civil, Licença e Treinamento de Pessoal, Operações de Aeronaves, Aeronavegabilidade de Aeronaves e Aeródromo e Apoios em Terra.
Atrás do Brasil, nas 15 primeiras colocações, aparecem, nesta ordem: França, Irlanda, Reino Unido, Venezuela, Áustria, Nicarágua, Estados Unidos, Romênia, Suíça e Irã.
A próxima auditoria no país será realizada em 2018.
Com informações da Anac