O ITL (Instituto de Transporte e Logística) decidiu prorrogar as inscrições para a certificação Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal. Portanto, os  trabalhadores do setor de transporte com interesse em fazer parte da turma de Brasília/DF ganharam até o dia 5 de maio para acessarem a página da capacitação e se inscreverem.

Inédita no Brasil, a qualificação ofertada pelo ITL é gratuita para os profissionais do setor. Ela objetiva demonstrar a relevância do segmento aquaviário para o comércio internacional, além de reforçar a importância da gestão de redes portuárias interiores e da integração multimodal para a competitividade do setor.

Com carga horária total de 280 horas, a qualificação será ministrada pelas duas maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo, localizadas em Roterdã (Holanda): o STC Next e a Erasmus UPT – Erasmus Centre for Urban, Ports and Transport Economics.

Parte integrante do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, o curso tem oito módulos; em dois deles, a turma será dividida para que os alunos possam se aprofundar em suas respectivas áreas de atuação. Isso porque, no modal aquaviário, há os profissionais que atuam em portos e os que trabalham na navegação interior. Dessa forma, cada aluno cursará seis módulos.

Sobre o módulo internacional, os alunos terão a opção de cursá-lo ou não. Os detalhes sobre esse módulo serão divulgadas posteriormente em edital próprio.

→ Quem pode fazer a certificação

Profissionais das empresas de transporte filiados às federações e/ou associações que integram o Sistema Transporte.

→ Datas importantes para lembrar

• Turma de Brasília (DF)