Em um momento de profundas mudanças, o capital humano se tornou um fator essencial na busca por novas soluções e decisões dentro das empresas. Com o encerramento da segunda turma do curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, nesta quinta-feira (19), um novo grupo de 37 gestores já está pronto para agir.

A certificação é promovida pelo SEST SENAT, coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e ministrada pela DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn. Durante a solenidade de formatura, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, destacou a importância da qualificação. "O conhecimento irá proporcionar ainda mais competitividade para as empresas. A pandemia trouxe a necessidade de novos processos e, para que eles sejam executados, necessitamos cada vez mais de lideranças bem preparadas.”

O diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, lembrou do esforço dos alunos em concluírem o curso em um momento de tantas dificuldades. "Encerramos uma turma que se empenhou muito em um ano com tantas mudanças. Temos muito orgulho dessa nova geração de profissionais que está sendo capacitada. Estamos, a cada dia, tentando nos adaptar às novas tendências para permitir novas experiências aos nossos alunos e a aplicabilidade delas dentro das empresas.”

"Não foi fácil concluir os processos em um ano tão difícil. Enfrentamos grandes desafios para terminar a certificação. E isso mostra que os alunos estão ainda mais preparados para enfrentar o futuro e suas dificuldades", completou a diretora-adjunta do ITL, Eliana Costa.

O presidente da ANPTrilhos e vice-presidente de Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros da CNT, Joubert Flores, participou da cerimônia e parabenizou a CNT pela realização do curso. “Essa certificação internacional é muito importante para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais do setor metroferroviário e uma das ações mais importantes que a CNT oferece para o nosso setor”, destacou.

Para o gerente técnico da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Heider Gomes, este é um momento de oportunidades. "O conhecimento é essencial para o mundo competitivo em que estamos inseridos. Temos uma carência de certificações voltadas para o setor, e o investimento na educação é uma atividade essencial para modificar o indivíduo e as empresas."

“Um dos grandes resultados do curso é a possibilidade de apresentar projetos que serão aplicados na melhoria da eficiência das operações de transporte”, destacou o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira.