“Há 30 anos, um grupo de jovens empresários de transportes urbanos de passageiros resolveu assumir a liderança para a transformação e crescimento das cidades. Precisava ter alguma entidade que os representasse no plano nacional. Foi assim que criamos a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos)”, lembrou o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade. Ele participou da cerimônia de celebração dos 30 anos da NTU, que ocorreu nesta terça-feira (29), em São Paulo, e foi um dos homenageados especiais da noite.

Clésio Andrade afirmou que a associação passou por vários desafios nessas três décadas e citou a criação do Vale-Transporte, em 1987, uma das principais bandeiras na NTU, como uma grande vitória alcançada. Segundo ele, antes da instituição do Vale-Transporte, os usuários dos ônibus urbanos não tinham nenhum benefício que os protegessem.

Para o presidente da CNT, atualmente, os desafios são outros, como a pressão dos custos do transporte. “Não adianta subir mais a tarifa. Assim, acabamos perdendo passageiros. Temos que criar um círculo virtuoso. Para isso, a única forma de desafogar o sistema é a desoneração tarifária, com a retirada dos impostos do diesel e das peças, por exemplo."

Ao falar sobre a retomada do crescimento de vários setores da economia, Clésio Andrade ressaltou quatro importantes medidas do atual governo federal: as mudanças na educação, a terceirização, a aprovação do teto de gastos e a Reforma Trabalhista. “Há 30 anos, já falávamos da necessidade de aperfeiçoar essa legislação trabalhista. O atual governo conseguiu fazer isso. A relação do capital e trabalho vai melhorar muito. Tenho a convicção que nos próximos vinte anos esse país vai crescer demais”, ressaltou.

O presidente do conselho-diretor da NTU, Eurico Galhardi, lembrou a participação de Clésio Andrade na fundação da entidade. “Naquela época, nós resolvemos trazer desenvolvimento e tecnologia para o setor. Foi assim que surgiu a NTU. O presidente da CNT foi essencial nesse processo”, concluiu.