Melhorar a mobilidade urbana nos municípios brasileiros significa melhorar o bem-estar da população em geral, bem como tornar a economia mais inclusiva e dinâmica, sendo um vetor de crescimento produtivo. Por essa importância, os governos federal, estaduais e municipais devem orientar ações prioritárias para soluções da mobilidade urbana nacional.

A publicação “O transporte move o Brasil – Propostas da CNT ao país”, entregue aos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano, mostra que, se por um lado existe uma demanda importante em busca de expansão e maior qualidade dos sistemas de transporte urbano, por outro, as empresas operadoras tem sofrido em termos de sustentabilidade financeira e ampliação da oferta desses serviços, em especial frente aos impactos recentes da covid-19.

Mobilidade Urbana

Meio ambiente

A CNT defende que a formulação de políticas públicas deve incentivar a redução da dependência do setor transportador por combustíveis fósseis; a descarbonização do setor; o aproveitamento dos potenciais intrínsecos de cada modalidade de transporte; e o maior equilíbrio de participação dos diferentes modais na matriz nacional.

A migração de parte do volume transportado de cargas para modais menos poluentes contribui para a redução do consumo energético, dos impactos ambientais e dos custos logísticos. Mitigar os impactos ambientais causados pela atividade de transporte é tema prioritário para a Confederação.

Nesse sentido, a entidade propõe que os próximos governantes devem priorizar a seguinte agenda na área de meio ambiente:

– Descarbonizar o transporte por meio de energias alternativas, eficiência energética e diversificação dos tipos de biocombustível.

– Regulamentar o mercado de carbono.

– Incentivar a maior participação multimodal na matriz nacional.

– Modernizar o licenciamento ambiental.

– Criar marco legal da logística reversa de resíduos sólidos.

Clique para fazer o download do documento “O transporte move o Brasil – Propostas da CNT ao país”

Créditos de Carbono

Licenciamento Ambiental