Investir na formação de tripulantes tem sido um dos maiores desafios do processo portuário de Alagoas. A falta de mão de obra afeta os transportadores do modo aquaviário do estado e compromete uma das maiores vantagens dessa modalidade: a capacidade de transportar grandes volumes de produtos a um preço reduzido, além de gastar menos combustível e, consequentemente, emitir menor quantidade de poluentes no ar.

Para discutir propostas de soluções, o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, realizou uma série de encontros com autoridades da modalidade aquaviária, em Maceió (AL), nesta semana. Fiscalização e segurança para as embarcações na costa de Alagoas foram temas que também fizeram parte da agenda.

Na quarta-feira (24), o diretor esteve na Capitania dos Portos, onde se reuniu com o capitão do Porto de Maceió, Capitão de Fragata Luciano da Silva Teixeira, a quem foi entregue o Atlas CNT do Transporte. Também participou do encontro o presidente do Sindaneal (Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Operadores Portuários do Estado de Alagoas), André Macena.

Na quinta-feira (25), Bruno Batista esteve com o administrador do Porto de Maceió, Diogo Pinheiro, acompanhado do vice-presidente do Sidaneal, Luciano Brito. Na ocasião, foi entregue a Pinheiro a publicação Terminais de Carga do Brasil – Gateways Portuários.

O material aborda a importância econômica e logística dos terminais de carga nos portos do Brasil. A obra também apresenta uma caracterização abrangente das instalações portuárias. Entre os aspectos analisados, estão a movimentação de mercadorias, a infraestrutura existente, os indicadores operacionais e o desempenho ambiental.

A agenda alagoana foi encerrada com visita institucional ao Sindaneal, onde o diretor executivo da CNT se reuniu com o presidente do Sindicato, André Macena e o diretor Matheus Macena. A reunião no Sindicato tratou da atuação dos agentes marítimos para o bom funcionamento do Porto de Maceió. O dirigente do Sindaneal ressaltou a importância da mobilização das empresas do segmento por meio da estrutura da CNT. Vinculado à Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima), o Sindicato é um dos mais atuantes da Região Nordeste.