É possível trabalhar temas como ESG, Mobilidade Urbana e Urbanismo em benefício da população? Essa foi a premissa que permeou os debates do Fórum Bandnews FM: ESG, Mobilidade Urbana e Urbanismo, promovido pelo grupo Bandeirantes e transmitido ao vivo pela rádio e pelo perfil do YouTube da emissora para todo o Brasil nesta terça-feira (23).

A gerente executiva do Poder Executivo, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Danielle Bernardes, foi uma das participantes. Em sua fala, ela destacou a importância dos investimentos públicos para solucionar gargalos de mobilidade, especialmente nas grandes cidades.

“Investimento em mobilidade demora muitos anos para vermos os resultados. Não podemos fazer políticas de governo, mas, sim, de Estado. Precisamos planejar algo hoje para estar em pleno funcionamento daqui a 10 ou 20 anos”, explicou.

Segundo ela, o transporte é um direito social que permite o cumprimento dos demais. “Para ter acesso à saúde e à educação, você precisa do transporte para chegar até os locais”, detalhou a gerente da CNT.

Danielle Bernardes defendeu a intermodalidade, entre o transporte rodoviário e o metrô, por exemplo, como uma das melhores soluções para mobilidade. O desafio, na visão da gerente da CNT, é levar essas múltiplas formas de integração para as pequenas e médias cidades, bem como otimizar o serviço precário nos grandes centros.

Fórum BandNews FM: ESG, Mobilidade Urbana e Urbanismo

O evento tinha como objetivo discutir práticas sustentáveis em projetos de urbanismo e mobilidade urbana, bem como a forma como são colocadas em práticas na transformação de cidades.

Também participaram do fórum:

• Manoel Marcos Botelho, secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo;
  • Flávio Amary, presidente da Federação Internacional Imobiliária;
  • Patrícia Bittencourt, gerente de Sustentabilidade e ESG do Secovi-SP;
  • Paulo Humberto Gouvêa, head de Corporate Solutions da TIM.

A transmissão ficou gravada no perfil da Rádio BandNews FM. Quem quiser assistir na íntegra, pode clicar aqui para acessar o canal da rádio no YouTube.