A CNT (Confederação Nacional do Transporte) reuniu-se, nesta quarta-feira (23), com representantes do Banco Itaú para apresentar as iniciativas do setor de transporte com foco na sustentabilidade.
Participaram do encontro, pela CNT, o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica, João Guilherme Abrahão, a gerente executiva Ambiental, Erica Marcos, e a coordenadora de Novos Negócios, Dim Michelle Rodrigues. Representaram o Itaú Kelly Fiel, gerente de relações institucionais; Rafael Oliveira, coordenador de ESG; Lucas Vasconcellos, especialista em ESG; e Ruddy Vasquez, analista sênior de sustentabilidade.
João Guilherme Abrahão destacou a importância do encontro: “Foi bastante oportuno para podermos explorar possibilidades de criação de fontes de financiamento para o setor de transporte com condições mais atrativas para o processo de descarbonização”. Segundo ele, é preciso tornar economicamente acessíveis as tecnologias alternativas, como veículos elétricos ou movidos a biometano, diesel verde e hidrogênio renovável, entre outras rotas que levarão à melhoria da qualidade do ar.
Uma das principais medidas da Confederação, nesse sentido, é a criação de conteúdo como a Série CNT Energia no Transporte, que viabiliza o acesso dos transportadores a informações estratégicas como as diferentes fontes energéticas, seus benefícios e os desafios que precisam ser superados, como os elevados investimentos para a aquisição de tecnologias mais limpas.
A Confederação tem, dentro da sua agenda ambiental, a visão de ser a principal promotora de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor de transporte e da qualidade de vida de seus trabalhadores no Brasil.