A trágica situação em que vive a população do Rio Grande do Sul em razão das chuvas foi a pauta principal da reunião do Conselho Nacional de Turismo, que tem a CNT (Confederação Nacional do Transporte) como membro no biênio 2024-205, em vista de sua expertise no transporte de passageiros, locação de veículos e infraestrutura — áreas fundamentais para o desenvolvimento do turismo.

Realizada a distância nessa segunda-feira (13), com abertura do ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, a reunião contou com representantes de entidades de vários setores e órgãos públicos. É o caso do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, que falou da situação com preocupação, já que, segundo ele, a demora na reestruturação do estado trará um prejuízo imensurável para o setor turístico.

Representando a CNT, participou do encontro a gerente de Relações com o Poder Executivo, Danielle Bernardes, que, além de solidariedade, registrou a apreensão da entidade sobre as condições em que a população do estado tem vivido. “Por isso, o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) se colocou ao lado das famílias afetadas, por intermédio do SEST SENAT, que disponibilizou sua rede de unidades e seus serviços”, disse.

No que se refere ao turismo, Danielle Bernardes contextualizou como as chuvas afetaram os modais do transporte aéreo, rodoviário e ferroviário de passageiros, além das locadoras de veículos. “Para a CNT, é necessário que o governo tenha estratégias de flexibilização de normas para auxiliar na recomposição das empresas transportadoras do Estado nesse momento delicado”, finalizou a gerente.

O Ministério do Turismo estuda o que pode ser flexibilizado em termos de normativos para auxiliar o setor de transporte e turismo, mas, até o momento, ainda não há mais detalhes. O Sistema Transporte acompanha e atua para auxiliar, no que for possível, os transportadores do Rio Grande do Sul.

Foto: Agência Brasil