Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) marcou presença na 3ª Semana Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (SENASSTP), realizada de 21 a 25 de outubro, em vários portos brasileiros.

Promovido pela Fenop (Federação Nacional das Operações Portuárias), o evento reuniu autoridades, especialistas e trabalhadores do setor para tratar de temas cruciais, como segurança, saúde e sustentabilidade, e reforçar o compromisso dos portos com um futuro mais sustentável. A cerimônia de encerramento ocorreu na sexta-feira (25), no Porto de Belém (PA), simbolizando um importante passo do setor portuário brasileiro em direção à COP30.

Durante a abertura, Frederico Melo, gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, destacou a importância de investir na saúde e segurança do trabalhador portuário, enfatizando que “o maior capital de uma empresa e a maior riqueza de um povo são o seu trabalhador." Ele reforçou a necessidade de promover ações que priorizem o bem-estar e a segurança dos profissionais do setor.

No encerramento, Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT, e outras lideranças setoriais, como Sérgio Aquino, presidente da Fenop, participaram de uma mesa-redonda. Na ocasião, Valter Souza destacou a urgência das questões ambientais, apontando para o impacto das recentes enchentes no Rio Grande do Sul e reforçando a necessidade de uma mudança imediata. Ele mencionou o Programa Despoluir, iniciativa da CNT e do SEST SENAT para reduzir emissões no transporte, e ressaltou a importância da modernização da frota e das práticas sustentáveis.

Sérgio Aquino, por sua vez, enfatizou o compromisso do setor com a segurança e a saúde dos trabalhadores, afirmando que a SENASSTP é fundamental para melhorar a eficiência e priorizar a vida dos profissionais envolvidos nas operações. Ele também destacou a união das entidades na busca por soluções que garantam um ambiente seguro para os trabalhadores portuários.

A próxima edição de 2024 da SENASSTP já está programada para ocorrer de 20 a 24 de novembro, com a abertura no Rio de Janeiro (RJ) e o encerramento em Salvador (BA), prometendo ainda mais debates e ações voltadas ao aprimoramento das práticas no setor portuário.

Foto: Agência Estadual de Notícias do Governo do Paraná

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte