A infraestrutura do transporte no Brasil motivou um importante encontro realizado, nessa segunda-feira (9), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).
Com o objetivo de conhecerem a atuação do IBI (Instituto Brasileiro de Infraestrutura) – criado em maio deste ano como órgão técnico de assessoramento da FPPA (Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos) –, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, receberam Nicola Margiotta Júnior, diretor do Instituto, e Flávio Jordão, chefe de gabinete do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP) — que preside a FPPA.
Na ocasião, Nicola Margiotta Júnior explicou que o objetivo do IBI é debater e estudar temas relevantes para a infraestrutura brasileira, em especial a de transporte. Entre os assuntos já em discussão no âmbito da entidade, ele destacou a prorrogação do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária) e a cabotagem no Brasil.
Na avaliação da CNT, a prorrogação do Reporto é fundamental para garantir os investimentos portuários e ferroviários projetados pelas empresas para os próximos anos, em especial após o estabelecimento do Marco Regulatório das Ferrovias (lei nº 14.273/2021) e do Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – BR do Mar (lei nº 14.301/2022).
O posicionamento da CNT consta na Agenda Institucional do Transporte e Logística da instituição, que foi entregue por Valter Souza a Nicola Margiotta Júnior e Flávio Jordão. No documento, eles puderam conhecer a posição do setor em diversos temas, projetos e pautas que dialogam diretamente com as necessidades do transporte brasileiro e com os objetivos do IBI.
O diretor do IBI e o chefe de gabinete do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) também receberam, das mãos de Bruno Batista, a última edição da Pesquisa CNT de Rodovias, na qual estão mapeados os pontos de acessos aos portos do Brasil, os problemas encontrados nessas rodovias e os investimentos necessários para sanar essas questões.
A agenda dessa segunda-feira foi um desdobramento do encontro, do último dia 19 de setembro, entre o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e o deputado Paulo Alexandre, que trabalha pela melhoria da infraestrutura de transporte no Brasil, em especial a portuária e aérea.
Participou também da reunião a gerente executiva de Relações com o Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, da CNT.