A CNT (Confederação Nacional do Transporte) recebeu, nessa quarta-feira (26), representantes do Mpor (Ministério de Portos e Aeroportos) para discutir a infraestrutura aeroportuária no Brasil e apresentar os estudos da Entidade sobre o tema.
O encontro, realizado na sede da CNT, em Brasília (DF), reuniu o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e o secretário de Aviação Civil do Mpor, Tomé Franca. Também participaram o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende; e a gerente executiva governamental da CNT, Danielle Bernardes. Pelo Ministério, estiveram presentes os diretores de Programa, Júlia Lopes; de Investimentos, Luiza Deusdará; e de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, Daniel Longo.
Durante a reunião, a CNT apresentou a publicação Série Parcerias: A Provisão de Infraestruturas de Transporte pela Iniciativa Privada – Aeroportos, que aborda o papel do setor privado no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária e os avanços obtidos por meio do programa federal de concessões. O documento destaca os benefícios dessas parcerias para a modernização e eficiência do transporte aéreo no Brasil.
Na ocasião, os representantes da CNT também entregaram aos membros do Mpor um exemplar da Agenda Institucional Transporte e Logística 2025. A publicação reúne posicionamentos da Entidade sobre temas em tramitação no Congresso Nacional, no Executivo e nos Tribunais Superiores, além de pautas estratégicas para o setor de transporte e logística no país.
A reunião reforçou a importância do diálogo entre o setor produtivo e o governo para aprimorar a infraestrutura aeroportuária e promover avanços regulatórios que impulsionem a eficiência e a competitividade do transporte aéreo no Brasil.