Apesar de registar redução nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001. E para aumentar a conscientização e a mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro, desde 2014, é realizada a campanha Maio Amarelo. Em 2021, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais da campanha.

O tema do Maio Amarelo de 2021 é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, e traz a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência, incluindo o trânsito. A ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha.

“Somos parceiros do Maio Amarelo desde a sua criação e, portanto, é uma consequência natural estarmos, neste ano, como os principais apoiadores dessa iniciativa tão relevante para a sociedade”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa. Segundo ele, a segurança no trânsito sempre pautou a atuação do Sistema CNT. “Nos cursos do SEST SENAT, treinamos os motoristas para que tenham previsibilidade nas situações adversas que encontrarão nas vias do país. Também buscamos cuidar da saúde desses profissionais, pois temos a consciência de que segurança no trânsito depende, entre outros elementos, de motoristas saudáveis e bem treinados. Desenvolvemos ainda estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao Poder Público para que se aprimorem a infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório, para promover mais segurança no trânsito brasileiro.”

Participação

O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibilizou as peças publicitárias da campanha 2021 - “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, para todos que irão apoiar e trabalhar a conscientização para um trânsito seguro durante o mês de maio.

As peças publicitárias disponíveis contemplam formatos diversos como banners, outdoors, faixas e posts para redes sociais. Qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir sua logomarca nas peças e utilizar gratuitamente.

Clique aqui para ter acesso ao material.