A CNT (Confederação Nacional do Transporte) inicia, nesta quarta-feira (17), a nova edição da Pesquisa de Mobilidade da População Urbana. O levantamento busca identificar o atual cenário das principais modalidades de transporte utilizadas para a realização de viagens dentro do perímetro urbano, de modo a conhecer a motivação e a frequência dos deslocamentos e avaliar a percepção sobre o segmento de transporte urbano.

As entrevistas serão feitas presencialmente, até 30 de abril, com 3,1 mil moradores de municípios selecionados com mais de 100 mil habitantes, por meio de visitas realizadas por profissionais do Instituto MDA Pesquisa.

“A intenção da Pesquisa é delinear os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público. Ela servirá como parâmetro para o desenvolvimento de ações do próprio segmento e, ainda, fornecerá subsídios para a formulação de políticas de transporte urbano de passageiros no país”, pontua o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

Com a compilação dos dados, a CNT espera oferecer informações sobre a situação e a percepção da mobilidade nas cidades brasileiras. O estudo contribui, também, para reforçar a necessidade de um transporte coletivo de qualidade e acessível a todos e para os processos decisórios de transportadores, gestores públicos e da sociedade em geral.

A participação da população é indispensável para que a Confederação possa mostrar ao país a importância do setor e a necessidade de mais investimento na mobilidade urbana, em especial nos grandes centros urbanos.

Dessa forma, a CNT busca entender os anseios da sociedade em geral, sobretudo das pessoas que fazem uso de transporte e que procuram adaptar o serviço à sua necessidade de deslocamento e propor soluções para melhoria da mobilidade urbana no país.