A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acaba de lançar seu primeiro livro autoral, A Logística no E-commerce Brasileiro: Do Clique à Entrega – Análise e Perspectivas do Setor de Transporte no Comércio Digital. A noite de autógrafos aconteceu nesta terça-feira (3), em Brasília. O evento foi prestigiado pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, pelos diretores da CNT, SEST SENAT e ITL e por representantes de instituições do setor de transportes e do governo.

“Ao publicar este livro, vamos além do setor de transporte e dialogamos com o mundo acadêmico e a sociedade em geral. O e-commerce é um segmento que reforça o papel essencial do transporte de cargas e que impulsionou o surgimento de grandes empresas”, afirmou Vander Costa.

O objetivo da publicação é caracterizar a logística e o transporte na operacionalização do sistema de compras online e servir como fonte de conhecimento. “O livro conta o que acontece depois do clique. O e-commerce transformou a forma de atender ao consumidor, o que inclui o transporte. Aborda também como o setor se adaptou às contingências para garantir as entregas à população. Participar da criação do primeiro livro autoral da CNT é uma grande honra”, enfatizou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, autor da obra juntamente com Tiago Veras, Elaine Radel e Felipe Amaral.

O e-commerce refere-se a transações comerciais realizadas por meios digitais, abrangendo negócios tanto entre empresas e consumidores quanto entre empresas. No ambiente virtual, as transações podem ocorrer por meio de diferentes modelos de negócio, a exemplo do varejo eletrônico e dos marketplaces — plataformas que fazem a intermediação entre compradores e vendedores. Em 2021, no Brasil, o setor acumulou vendas no valor de R$ 150,8 bilhões, com 335,2 milhões de pedidos e 79,8 milhões de consumidores atendidos.

O evento também contou com a presença do presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística), Pedro Moreira, que é entusiasta do tema e contribuiu para a realização da pesquisa junto às empresas de transporte e logística. Entre os presentes também estavam o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti; o chefe da Secretaria-Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mauricio Uzeda; o diretor-presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa; e o presidente da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga), Newton Gibson.

Saiba mais sobre o livro “A Logística no E-commerce Brasileiro”.