O Presidente da CNT, Vander Costa, e o chefe de gabinete da Confederação, Matheus Jasper, participaram na última segunda-feira (5) da posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Mercadante afirmou que é preciso trabalhar em parceria e que o BNDES pode contribuir para reduzir risco, abrir novos mercados, alongar prazos e elaborar bons projetos para investimentos. “Se quisermos ter futuro, precisaremos de um BNDES mais presente e atuante, e de uma relação de equilíbrio com o Tesouro Nacional. Somente na infraestrutura, nosso hiato de investimentos é, hoje, de cerca de R$ 226 bilhões, ou seja 2,6 % do PIB, ao ano. O investimento privado de infraestrutura, que foi, em 2022, de R$ 131 bilhões, precisará ser alavancado fortemente com o suporte do BNDES”, destacou.

Além do presidente Vander Costa, estiveram presentes na cerimônia que empossou também a nova diretoria do Banco o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Janja Lula da Silva; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin; a ex-presidente da República, Dilma Roussef; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, além de diversos ministros de Estado; governadores; parlamentares; representantes de entidades de classe; executivos do sistema financeiro; membros da academia; e empregados do BNDES.