Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi o representante do setor transportador em audiência pública realizada nesta terça-feira (16), na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, para discutir o Projeto de Lei nº 528/2020, conhecido como o PL “Combustível do Futuro”.

A proposta figura entre os projetos prioritários para o governo neste ano e, na prática, cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de tratar do aumento da mistura de etanol à gasolina e de biodiesel de base éster ao diesel fóssil.

A matéria foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados, em março, onde a CNT conseguiu avançar em importantes pleitos para o setor: condicionar o aumento do teor do biodiesel no diesel a testes de viabilidade técnica.

No Senado Federal, o PL está sob a relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Na semana passada, o parlamentar disse à CNT que só vai colocar o PL para votação quando o tema estiver maduro.

Durante a audiência, a gerente executiva Ambiental da CNT, Erica Marcos, enfatizou a preocupação do setor transportador com a qualidade do biodiesel e reforçou que o setor está comprometido com a agenda da transição energética com fontes energético efetivas.

A gerente da CNT apresentou relatos de transportadores, dados e estudos demonstrando que, da forma como está, o texto do PL trará prejuízos ambientais e econômicos ao setor de transporte e à sociedade. Nesse contexto, a CNT seguirá trabalhando para o aprimoramento da matéria no Senado Federal.

Também estiveram presentes na audiência representantes do governo e de segmentos de petróleo e gás, de óleo vegetal e de cana de açúcar.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte