Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi um dos convidados para discutir o tema “Combustíveis alternativos” no Abol Day, evento online promovido nesta quarta-feira (27) pela Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos).

O técnico da CNT Raflem Santos fez uma apresentação técnica sobre o biodiesel de base éster e seu impacto no transporte rodoviário brasileiro. Em sua fala, ele abordou os problemas que são causados pelo aumento do teor de biodiesel no óleo diesel mineral.

“Essa discussão é importante para mostrar que existem soluções para a descarbonização do setor de transporte, mas não se deve considerar apenas alternativa, como o biodiesel, mas uma diversidade de fontes energéticas capazes de atender as atividades específicas de cada transportador, tais como diesel verde, hidrogênio renovável, biometano e a eletromobilidade”, esclareceu Santos.

Também participaram da discussão a analista técnica da ABiogás (Associação Brasileira do Biogás), Bruna Jardim, que falou sobre o biometano, e o gerente de Desenvolvimento de Mercados Américas da Neste, Fabricio Bezerra, que falou sobre o óleo vegetal hidrotratado (HVO - na sigla inglês), outro combustível que, como o biodiesel de base éster, pode ser produzido a partir de óleos vegetais.

O evento teve “Combustíveis alternativos” como tema, pois eles desempenham um importante papel na transição para um sistema de transporte mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte