Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (30), de discussão sobre uma possível mudança na NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18). O tema foi debatido durante a 10ª Reunião Extraordinária da CTPP/MTE (Comissão Tripartite Paritária Permanente do Ministério do Trabalho e Emprego).

O gerente executivo de Relações do Trabalho, da CNT, Frederico Toledo Melo, que representou a Entidade na reunião, informou que a Comissão decidiu pela retirada do item da norma que proibia o uso de contêineres reutilizados como área de vivência em canteiros de obras.

“A manutenção da vedação na NR-18 ameaçaria o setor de contêineres no Brasil, que é representado pela Câmara Brasileira de Contêineres [CBC], entidade associada à CNT. Com a exclusão do item da NR-18, trataremos de áreas de vivências na NR-24. Logo, até o momento, barramos todos os impactos negativos para o setor”, explicou.

Outra decisão tomada durante a reunião da CTPP foi a prorrogação, em um ano, da discussão sobre o Anexo I da NR-04, que trata da CNAE (Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas). “Além disso, foram discutidas também as alterações no Capítulo 1.5 da NR-01 sobre o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)”, acrescentou.

A CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) é o fórum oficial do Governo Federal responsável por discutir temas referentes à segurança e à saúde no trabalho, em especial as NRs (Normas Regulamentadoras), tendo como objetivo principal estimular o diálogo social com vistas a melhorar as condições e o meio ambiente do trabalho.

A Comissão é presidida pelo secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Felipe Brandão de Mello, e composta por 21 representantes, divididos em três bancadas: sete do Poder Executivo federal, sete dos empregadores e sete dos trabalhadores.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte