A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participa, até a próxima sexta-feira (2), de um treinamento HAZMAT internacional, no estado de Colorado, nos Estados Unidos. A capacitação busca preparar profissionais, com conhecimentos teóricos e práticos, a lidarem com emergências envolvendo materiais perigosos, como produtos químicos tóxicos, inflamáveis ou radioativos, de forma segura, eficaz e conforme normas internacionais.
De acordo com a diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, que participa do treinamento, o conhecimento adquirido na capacitação permitirá à CNT ampliar as temáticas abordadas em suas publicações técnicas.
“Além disso, contribuirá de forma ainda mais assertiva na formulação de diretrizes e ações voltadas à segurança do transportador, à preservação da vida, do meio ambiente e da reputação do setor de transporte”, explica a diretora.
Durante o treinamento, foram abordadas ações preventivas, corretivas e pós-emergenciais, com foco em técnicas avançadas de avaliação, monitoramento e gestão de incidentes. O conteúdo seguiu os critérios da Norma NFPA 472 (Padrão para Competência de Respondentes em Incidentes com Materiais Perigosos).
O treinamento “HAZMAT Internacional (Produtos Perigosos) Nível Operações Avançado com Introdução ao ICS” começou na última segunda-feira (28), na cidade de Pueblo, no Colorado (EUA), em um local que é considerado o maior campo desse tipo de capacitação no mundo. O curso é realizado pela Ambipar Response - Atendimento de Emergências Química e Ambiental, que atua em mais de 40 países.