Entre os dias 18 e 20 de outubro, a cidade de Atibaia (SP) recebeu o evento Fretamento 2024, o maior encontro de empresários do setor de fretamento do Brasil, organizado pela Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) e pela Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento). Com o tema “Tecnologia que transforma o transporte”, o evento promoveu debates sobre inovações tecnológicas e práticas sustentáveis no setor de fretamento.

O Sistema Transporte foi apoiador dessa importante iniciativa, que abordou temas cruciais para o futuro do setor, como a transição para uma nova matriz energética, eficiência operacional, impactos da Reforma Tributária e as novas exigências da Lei do Motorista. Além disso, o evento contou com uma feira de produtos e serviços, em que foram apresentadas as mais recentes inovações tecnológicas que estão moldando o segmento de fretamento.

Representando a CNT (Confederação Nacional do Transporte), a gerente executiva do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, participou da cerimônia de abertura e de um painel que discutiu a regulamentação da Reforma Tributária. Andrea ressaltou a relevância do evento para fortalecer o diálogo entre as entidades e os empresários do setor: “O evento é fundamental para ampliar o diálogo entre a Fresp, a Anttur e a CNT com os empresários, permitindo que possamos compreender suas necessidades e que eles conheçam os trabalhos realizados em prol do transporte brasileiro nos três Poderes da República”, afirmou.

Durante o painel de abertura, a representante da CNT destacou a importância da parceria com as duas instituições, abordou questões de grande impacto para o setor de fretamento, como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322, a Reforma Tributária e a taxa de fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), além de convidar os participantes a conhecerem o trabalho das instituições e a participarem dos debates promovidos.

Saiba mais sobre a atuação da CNT em prol do setor de fretamento:

STF acata modulação de efeitos proposta pela CNT na Lei do Motorista

CNT busca solução para dívida de empresas de transporte referente à extinta taxa de fiscalização da ANTT

Câmara dos Deputados aprova regulamentação da Reforma Tributária com avanços importantes para o transporte