A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, na noite dessa segunda-feira (8), do pré-lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática. O evento foi organizado pelo Instituto Global ESG, dedicado a criar e implementar soluções ESG (Ambiental, Social e Governança).
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi representado, durante a cerimônia, pelo diretor executivo da CNT, Bruno Batista, que ressaltou a expertise da Confederação em ESG, ao assistir o setor de transporte por meio de ações práticas. “Há 27 anos, levamos conhecimento às empresas de transporte. Dezessete deles por meio do maior programa ambiental privado do país, o Despoluir”, destacou.
Nessas quase duas décadas, o Programa Despoluir realizou 4,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo a 55 mil transportadores. Somam-se aos investimentos ambientais os 30 anos de Prêmio CNT de Jornalismo, que tem uma categoria especial para o tema meio ambiente.
O diretor enfatizou ainda as iniciativas nos campos social e de governança do Sistema Transporte. “O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) realiza uma série de cursos de capacitação em todo o país, por meio das suas 166 unidades. Nesses espaços, também realiza atendimentos de saúde para o trabalhador do transporte e a comunidade. O ITL (Instituto de Transporte e Logística) faz a capacitação da alta gerência das empresas de transporte”, completa.
Sobre a Frente Parlamentar ESG
Os trabalhos da Frente Parlamentar ESG, no Congresso Nacional, ficarão a cargo do deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI). Presente no evento, a CIT (Câmara Internacional do Transporte) se comprometeu em levar às Nações Unidas a sugestão de criar o Dia Internacional de ESG, a ser celebrado anualmente em 8 de abril, data de nascimento de Kofi Annan. A proposta foi apresentada pelo secretário-geral da CIT, Paulo Caleffi, e reforçada pelo CEO da CIT, Marcelo Augusto de Felippes.