Chris standing up holding his daughter Elva

O Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima) comemorou, nessa quarta-feira (30), seus 90 anos de existência com um evento que reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor de transporte, da comunidade marítima e da indústria de óleo e gás. A comemoração foi uma oportunidade para reforçar o papel estratégico do transporte aquaviário e da navegação no desenvolvimento do país.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) marcou presença no evento, reforçando seu apoio à navegação brasileira. O diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, destacou que o sindicato tem um papel vital no fortalecimento da competitividade da navegação marítima comercial do Brasil. 

“Ao representar as empresas desse segmento, o Syndarma promove um ambiente de diálogo e construção de políticas que impulsionam a eficiência e potencializam as operações marítimas comerciais”, afirmou Valter. 

Luís Gustavo Bueno Machado, presidente do Syndarma e da Seção de Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros da CNT, ressaltou a importância do trabalho realizado pela entidade e pela CNT na luta por políticas que tornem o transporte mais forte e competitivo.

“A navegação de apoio marítimo brasileira é um segmento relevante, pois é fundamental para a exploração e produção de energia no mar. A maior prova do nosso trabalho são os resultados expressivos decorrentes da Política Pública Setorial e da estabilidade do seu Marco Regulatório, que proporcionaram a construção de mais de 250 embarcações de alta tecnologia embarcada e valor agregado, gerando milhares de empregos em toda a cadeia produtiva”, disse Luís Gustavo.

Dentre os convidados do evento, estavam presentes, também, o diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Wilson Pereira de Lima Filho; o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias Batista; e o diretor do Departamento de Navegação e Fomento, Otto Luiz Filho, sendo esses dois últimos representantes do Ministério de Portos e Aeroportos.

Conheça o Syndarma

Fundado em 1934, o Syndarma consolidou-se, ao longo de décadas, como a entidade que representa a navegação marítima comercial brasileira. Atualmente, o sindicato conta, também, com mais de 450 embarcações que fornecem apoio offshore, principalmente, às plataformas de petróleo. 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte