O diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, prestigiou a entrega da homenagem aos pioneiros da navegação fluvial no Pará. O evento, realizado na quinta-feira (23), ocorreu em Belém e reuniu diversos empresários atuantes no modal aquaviário.
A premiação é um reconhecimento aos profissionais que atuam na região desbravando rios e lagos, bem como no impulsionamento do setor. A navegação na Amazônia é responsável pelo transporte de mais de 5 milhões de passageiros, 30 milhões de toneladas de cargas pelos portos públicos, 53 milhões de toneladas pelos terminais de uso privado e 2,4 milhões de metros cúbicos de derivados.
Para Valter Souza, a navegação pelos rios da Amazônia é um importante motor do desenvolvimento nacional, impulsionando a economia, gerando empregos e preservando o meio ambiente. Em razão disso, classificou a homenagem como “um justo reconhecimento aos empresários que ousaram a empreender na região mesmo com todos os desafios logísticos e regulatórios”.
O diretor entende que muito mais pode ser feito. "Com o planejamento adequado, investimento em infraestrutura e compromisso com a sustentabilidade, as hidrovias podem ser a chave para um futuro mais próspero para a Amazônia e para o Brasil", concluiu.
Homenageados
O empresário Irani Bertollini foi um dos homenageados. O empresário, nascido no Rio Grande do Sul, dedicou sua vida ao desenvolvimento do transporte e da logística na Amazônia. Ele é presidente da Transportes Bertolini, da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia) e do Conselho Regional Norte II do SEST SENAT.
Também foram homenageadas as seguintes entidades e lideranças:
Personalidades
Também participou da celebração o vice-presidente do Conselho Regional Norte II do SEST SENAT e presidente da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (FETRANORTE), Francisco Bezerra Junior.
Na oportunidade, foi lançada a Feira Multimodal Norte 2025, a primeira na região que reunirá empresas de todos os modos de transporte atuantes na logística amazônica. A feira também será realizada em Belém (PA) no próximo ano.
O evento foi promovido pelo Sindarpa (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará) e da Sociedade Amigos da Marinha do Pará (SOAMAR-PA).