A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, no dia 7 de fevereiro, como membro permanente, das discussões sobre a presidência da Seção Brasileira do Cebrics (Conselho Empresarial do Brics) e das estratégias para o desenvolvimento de agendas prioritárias do bloco. O Brics é um importante fórum de cooperação político-diplomática entre os países do Sul Global, com foco no diálogo sobre os grandes temas da agenda internacional.
O primeiro encontro do Cebrics Brasil foi conduzido por Francisco Gomes, CEO da Embraer e presidente da Seção Brasileira do conselho. A reunião também contou com a participação do embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e sherpa do Brasil no Brics, que apresentou as diretrizes da presidência pro tempore brasileira no grupo.
Durante sua participação, a CNT reforçou o papel estratégico do setor de transporte no fortalecimento das relações econômicas entre os países-membros e na promoção de iniciativas voltadas à infraestrutura e à logística no Brasil. O gerente de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão, destacou a importância do transporte para o desenvolvimento das pautas do conselho e sua contribuição para os grupos de trabalho do Cebrics.
"Registramos a importância de o Conselho Empresarial do Brics incorporar essa perspectiva do transporte em suas discussões, pois o setor desempenha um papel estratégico na competitividade e na conexão entre os mercados dos países-membros. Temos muito a colaborar, atuando nos grupos de trabalho que vamos integrar”, declarou.
Para contribuir com as discussões dos temas tratados pelo Cebrics, a CNT indicou diversos nomes para integrar os grupos de trabalho do conselho. Gabriela Rizza, gerente executiva de Governança do SEST SENAT, Danielle Bernardes, gerente executiva governamental da CNT, e João Guilherme Abrahão, gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, integram o grupo de trabalho de Energia, Economia Verde e Clima. Os dois gerentes da CNT também integram o grupo de trabalho de Infraestrutura.
O grupo de trabalho Competências, Tecnologia Aplicada e Inovação conta com Felipe Albuquerque, gerente executivo de Inovação em Tecnologia do SEST SENAT, e Igor Fernandes, assessor da Presidência da CNT.