O presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), Vander Costa, e a diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, participaram, nessa terça-feira (29), da 39ª Assembleia Geral Ordinária da CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes). O evento é realizado dentro da conferência ‘Future Horizons: Global Logistics Business Conference & Expo’, em Savannah, nos Estados Unidos.
Com debates relacionados às implicações da inteligência artificial no setor transportador, o encontro reúne autoridades de diversos países, representantes do setor público e privado, universidades e empresas da indústria de transportes. Além de fomentar o debate sobre temas globais, a Assembleia discute novas oportunidades de negócios e avanços tecnológicos para melhorar a logística e a mobilidade a nível internacional.
Na ocasião, o presidente Vander Costa recebeu a OMITrans (Ordem do Mérito Interamericano dos Transportes), condecoração oferecida pela CIT para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento e o progresso do setor de transporte.
Em seu discurso de agradecimento, Vander Costa destacou a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas e transição energética. “De nada adianta produzir um carro que não emita poluentes se a matriz energética que o move ainda gera emissões. A conta não fecha. Por isso, colocamos o Sistema Transporte à disposição para buscar soluções que efetivamente reduzam as emissões de gases do efeito estufa”, disse Vander Costa.
Durante o evento, o presidente do Sistema Transporte também apresentou o Projeto de Educação Digital. A iniciativa oferece trilhas de aprendizagem em português, espanhol e inglês para os 61 países-membros da RTI (Rede de Transporte Internacional). Desde 2023, cursos autodidáticos são disponibilizados para participantes de Moçambique e Guatemala, com foco em capacitação profissional e certificação internacional.
“Nossa experiência no Brasil tem sido muito bem-sucedida, e estamos disponibilizando essa expertise para toda a comunidade da CIT. Com o Projeto Educação Digital, ampliamos nossas iniciativas de formação profissional e inclusão. Além de capacitar trabalhadores do transporte, buscamos promover qualidade de vida, equidade de gênero no setor e acesso à saúde. Essa integração internacional fortalece nosso compromisso de levar conhecimento e oportunidades para mais pessoas, impactando positivamente tanto o setor quanto a sociedade”, finalizou o presidente.
Os cursos, oferecidos pelo SEST SENAT, são gratuitos e podem ser acessados por universidades, escolas técnicas e empresas dos países-membros da CIT. A proposta é flexibilizar o aprendizado, permitindo que os alunos avancem em seu próprio ritmo.