O Sistema Transporte participou, nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre (RS), de reunião técnica realizada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com os transportadores locais. O encontro foi promovido em razão dos impactos provocados no setor pelas enchentes no estado. O Banco está com empregados atuando na região para dialogar com entidades, associações empresariais, sindicatos e prefeituras a fim de tratar de medidas emergenciais às empresas e da retomada da economia gaúcha.

O Sistema Transporte foi representado, na ocasião, pelo diretor executivo da CNT, Bruno Batista; pelo diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; pela gerente executiva de Economia da Confederação, Fernanda Schwantes; e pelo assessor da Presidência, Igor Fernandes.

Bruno Batista apresentou os resultados da Pesquisa de Impacto no Transporte – Enchentes no Rio Grande do Sul. O levantamento reúne informações sobre a situação atual de 171 empresas de todas as modalidades de transporte e mostra que a situação é crítica. “O financiamento está entre as principais necessidades imediatas do transportador no Rio Grande do Sul. Estamos aqui para contribuir com o BNDES no que for preciso, a fim de agilizar linhas de crédito com carências estendidas”, ressaltou.

O diretor adjunto do SEST SENAT destacou os esforços que o Sistema Transporte vem empreendendo para prestar apoio aos transportadores e à população gaúcha. “No começo da crise no estado, duas unidades do SEST SENAT foram colocadas à disposição. A de Rio Grande recebeu desabrigados; e a de Pelotas serviu como centro de distribuição das doações que foram coletadas em mais de 80 unidades de todo o país”, disse.

Pelo BNDES, coordenou a reunião a gerente de Relacionamento com Clientes, Juliana Alvim. Ela anunciou que a liberação dos recursos começará no dia 21 de junho e explicou as três linhas de crédito voltadas à aquisição de máquinas e equipamentos (inclusive caminhões e ônibus), investimentos em reconstrução e capital de giro, bem como abordou as taxas e carências.

Entre os empresários do setor transportador, estiveram presentes Francisco Cardoso, do segmento rodoviário de cargas, e o presidente da Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), Sérgio Pereira, acompanhado do assessor da Federação, Jefferson Lara.

Setor mobilizado

Desde o início da situação de calamidade, o Sistema Transporte acompanha, de perto, os empresários e as empresas do setor transportador com sede no estado ou que atuam na região. Na primeira semana de junho, uma comitiva, liderada por Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT, e Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, realizou visitas técnicas ao estado para prestar apoio aos transportadores e aos colaboradores do SEST SENAT do Rio Grande do Sul e verificar in loco os impactos causados pelas enchentes.

Atenção à saúde mental

O SEST SENAT ainda colocou à disposição das pessoas afetadas pelas inundações um serviço de atendimento psicológico gratuito. As consultas podem ser agendadas por uma Central de Atendimento. Os profissionais responsáveis pertencem ao quadro nacional da Entidade e realizam o atendimento por videochamada ou presencialmente, nas unidades operacionais em funcionamento no estado.

Central de Atendimento Psicológico

Entre em contato pelo seguinte número: (54) 3217-3444