A colaboração entre o SEST SENAT e a Fenapaes (Federação Nacional das Apaes) tem se mostrado um modelo eficaz para buscar mais inclusão profissional no setor transportador. O acordo de cooperação técnica, assinado em outubro do ano passado, no âmbito do Projeto Impulsiona, entre as duas instituições, já resultou na criação de mais de cem vagas de emprego para PCDs (pessoas com deficiência) em empresas de transporte.
Além disso, com a parceria firmada, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) reforçará seu compromisso com a inclusão, ampliando as contratações de pessoas com deficiência em suas próprias operações.
Vinicius Ladeira, diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, afirma que a Instituição tem o compromisso de ampliar as oportunidades para todos, sem distinção. “A capacitação de pessoas com deficiência é uma das maneiras mais efetivas de garantir dignidade e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Estamos removendo barreiras para que cada um possa alcançar seu potencial máximo”, explica.
O acordo com a Fenapaes também permite o atendimento de mais de 200 pessoas indicadas pela Federação em diversas unidades do SEST SENAT, abrangendo serviços nas áreas de saúde e cursos de qualificação profissional. As trilhas de aprendizagem incluem temas como desenvolvimento pessoal e profissional, mercado de trabalho, inglês básico e informática.
Os atendimentos acontecem nas unidades de Belo Horizonte (MG), Três Pontas (MG), Brasília (DF), Caruaru (PE), Catanduvas (SC), Caxias do Sul (RS), Contagem (MG), Deodoro (RJ), Formiga (MG), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Guarujá (SP), Governador Valadares (MG), Lavras (MG), Manaus (AM), Ourinhos (SP), Parque Novo Mundo (SP), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santa Rosa (RS), Serra (ES), Serra Talhada (PE), Sorocaba (SP), Vila Jaguara (SP) e Vilhena (RO).
O SEST SENAT também busca capacitar os seus profissionais para garantir atendimento especializado, estimulando um ambiente mais inclusivo e acessível em suas unidades operacionais.
Criado pelo SEST SENAT com foco na integração de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Impulsiona contribui para a formação de mão de obra qualificada e a promoção social. Com isso, busca atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou sob medidas protetivas, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência.
A Federação Nacional das Apaes, ou Apae Brasil, é a maior rede de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e deficiência múltipla da América Latina. É uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social, de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas atualmente mais de 2.200 Apaes e entidades filiadas e 26 federações estaduais, que compõem o movimento apaeano, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.