O 13º Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes ocorreu nessa terça-feira (29), promovendo discussões sobre eficiência energética, economia e sustentabilidade no transporte de cargas e de passageiros. Organizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, com o apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o evento reuniu especialistas dos setores público e privado para debaterem estratégias que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos, visando fortalecer a sustentabilidade e competitividade econômica do país.
Participaram da cerimônia de abertura o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, representando o ministro Alexandre Silveira, homenageado como presidente de honra do evento; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, além de conselheiros e patrocinadores.
A programação incluiu quatro sessões de debates, abordando temas como: práticas de descarbonização, o futuro da mobilidade sustentável com foco em hidrogênio de baixo carbono, inovação em infraestrutura, desenvolvimento sustentável com novos materiais e tecnologias de propulsão, e avanços em energias renováveis que estão transformando o setor de transporte.
O seminário também foi marcado pela entrega da premiação Frotas & Fretes Verdes, que reconhece empresas privadas e públicas e personalidades que se destacaram ao desenvolverem processos, produtos, pesquisas e trabalhos transformadores para esse setor.
Veja a lista das categorias e dos premiados:
Alinhada com as demandas de descarbonização, o aumento da eficiência energética e a redução da pegada de carbono no transporte, a Bravo Logística, transportadora referência na distribuição de cargas no agronegócio, com atuação em nível nacional, tem frota própria de mais de 1.200 veículos. Vem aumentando a aquisição de veículos com combustíveis alternativos ao diesel, com destaque para os caminhões movidos a gás natural (GNV ou biometano), solução com alta sinergia entre o campo e a cidade.
Pesquisador líder em cadeia de suprimento sustentável da rede SCALE Latin America do Centro de Transporte e Logística do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É o presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, coordenador técnico do Programa de Logística Verde Brasil e coordenador do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE/UFRJ. Importante stakeholder, defende combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, dentre eles o biogás e o biometano, para descarbonizar o transporte público e o transporte de cargas.
Advogado e economista, é deputado federal com cinco mandatos na Câmara dos Deputados e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia. Leal também é autor do Projeto de Lei nº 4.861/2023, que estabelece diretrizes e incentivos para a instalação de corredores de baixo carbono para veículos pesados movidos a gás natural e biometano, em todo o Brasil. Como secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, liderou a criação do primeiro corredor sustentável do país.
Engenheira de Alimentos pela USP, possui mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia (Hidráulica e Saneamento). Pesquisadora no campo da Bioenergia, com foco em biogás. Sua expertise abrange o tratamento biológico de águas residuais, a geração de subprodutos de alto valor agregado a partir do processo biológico, a produção e utilização do biogás. Essa gama de conhecimento a torna uma figura-chave na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para a matriz energética nacional, sobretudo para o transporte pesado, que tem, no GNV e no biometano, importantes rotas para a sua descarbonização.
É uma empresa de consultoria e inovação especializada em gás, energia, biogás e biometano. Ela integra soluções energéticas, aproveitando sinergias na distribuição de gás natural e gasodutos virtuais. A empresa promove o desenvolvimento de novos projetos de biometano, biogás, geração distribuída, autoprodução de energia e cogeração, com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a segurança energética com energias renováveis.