Acessar a internet rápida é uma necessidade do transportador brasileiro, mas a deficiência na infraestrutura tecnológica, especialmente em áreas remotas, nem sempre permite isso. Para solucionar esse problema, a companhia chinesa Shanghai Spacecom Satellite Technology (Spacesail) apresentou suas soluções de conectividade para representantes do Sistema Transporte.
O encontro ocorreu nessa terça-feira (20) e contou com a participação do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. Ele listou algumas das principais dificuldades que os empresários precisam lidar no cotidiano, como em monitorar trajetos, os roubos de cargas em áreas sem cobertura de internet, a falta de comunicação com motoristas nas rodovias, entre outros.
“Um dos nossos maiores desafios é combater o roubo de cargas, pois os criminosos se aproveitam das áreas sem cobertura para agir. Eles também costumam usar jammers para bloquear o sinal e, assim, evitar o rastreamento”, ponderou Vander Costa.
A CNT é vista pela Spacesail como uma parceira estratégica para implantação dos serviços na área de transporte, apoiando o desenvolvimento do setor. Vander Costa colocou a Confederação à disposição para auxiliar no fornecimento de dados e informações que possibilitem a modelagem para o transporte.
A empresa pretende lançar seu serviço de internet via constelação de satélites de baixa órbita no Brasil em 2025. A estimativa é de obter uma cobertura de mais de 650 satélites lançados até 2028 para atender a todo o país. A tecnologia permite acesso a redes rápidas 5G e 6G de baixíssima latência em qualquer parte do território, inclusive em áreas distantes dos centros urbanos e até na Amazônia.
“Nossa meta é oferecer soluções para superar gaps tecnológicos a um custo acessível, com eficiência e inovação. Tudo isso feito com responsabilidade social, de maneira segura, com soluções customizadas e apoio a iniciativas governamentais”, explicou o presidente do Spacesail, Jie Zheng.
Os representantes da empresa prometeram que, a partir de 2028, qualquer veículo se mantenha conectado continuamente via celular ou com pequenas antenas instaladas desde a sua base até o destino, independentemente do trajeto ou do modal. Em tese, isso resolveria problemas como a conectividade em balsas na região amazônica e a emissão de documentos fiscais em fiscalizações aduaneiras, por exemplo.
Com o acompanhamento da telemetria em tempo real associada a tecnologias de inteligência artificial, seriam gerados dados que permitiriam saber em quais trajetos há um consumo maior de combustível, o que possibilitaria optar por rotas alternativas. Ou, ainda, os locais onde há maior índice de desgaste de pneus, possivelmente causados por pavimentação de má qualidade.
Tudo isso ainda depende da homologação dos órgãos e autoridades brasileiros. A empresa já está buscando adequação as leis locais para conseguir implementar seu serviço por aqui até o ano que vem, mas ainda não existe uma data oficial de lançamento.
Pelo Sistema Transporte, além de Vander Costa, participaram da reunião: a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor-adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e o assessor da presidência da CNT Igor Fernandes.
Já pela Spacesail, além do presidente Jie Zheng, estiveram presentes: o vice-presidente Xiaoqi Zhuang; a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas, Xiaomei Cai; o diretor regional, Jing Wang; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Yunyan Wang e o diretor de Investimento e Finanças, Chao Jiang.