Nesta terça-feira (12), a CNT (Confederação Nacional do Transporte) recebeu representantes da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) em sua sede, em Brasília, para debater os avanços e perspectivas relacionadas à concessão da Hidrovia do Rio Madeira. Durante o encontro, a Antaq apresentou o plano de implementação e destacou a relevância econômica e estratégica da via navegável para o Brasil, especialmente para a região Norte.
Estiveram presentes, pela Antaq, o diretor Wilson Pereira de Lima Filho e o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários, Bruno Pinheiro. Representando a CNT, participaram o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza; o assessor da Presidência, Igor Fernandes; a gerente do Poder Executivo, Danielle Bernardes; o gerente executivo de Relações Sindicais, Frederico Toledo; além de assessores e analistas técnicos.
Valter Souza destacou o compromisso da CNT com a multimodalidade e a importância de impulsionar o transporte hidroviário no Brasil. "Acreditamos que as políticas da Antaq para a Hidrovia do Rio Madeira trarão benefícios significativos ao setor transportador, ampliando o uso da cabotagem e das hidrovias no país. A CNT está pronta para colaborar tecnicamente para o avanço desse modal estratégico", afirmou Souza.
O diretor da Antaq, Wilson Lima Filho, reforçou o papel da CNT como parceira essencial no desenvolvimento do transporte nacional. Ele também detalhou pontos importantes do projeto de concessão, assegurando que os custos para os usuários ocorrerão somente quando os benefícios da hidrovia estiverem efetivamente disponíveis. "A proposta é uma concessão, e não uma privatização, o que significa que a concessionária terá obrigações específicas para garantir benefícios diretos ao transportador", esclareceu.
O Rio Madeira é uma das principais vias navegáveis do Brasil e desempenha papel crucial para a economia nacional. Confira alguns dos dados apresentados pela Antaq:
O texto da proposta de concessão da Hidrovia do Rio Madeira está disponível para consulta pública no site da Antaq. A audiência pública está prevista para dezembro deste ano, e o leilão da concessão deverá ocorrer em agosto de 2025.
A iniciativa reforça o compromisso da Antaq em ampliar a infraestrutura hidroviária e a competitividade logística do Brasil, beneficiando diretamente o setor transportador e a economia nacional.