Chris standing up holding his daughter Elva

Os presidentes das confederações que representam os principais setores econômicos do país se reuniram, nessa quarta-feira (26), em Brasília, com o objetivo de reforçar a importância da união de esforços de suas entidades em prol de pautas estruturantes de interesse comum.

No encontro, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi representado pelo diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza. Ele se reuniu com os presidentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins, além de diretores de suas entidades.  

Como tema principal, foi abordada a importância de as confederações avançarem no trabalho conjunto realizado em questões referentes à recuperação do setor produtivo do Rio Grande do Sul. 

Quanto à desoneração da folha de pagamento, o diretor da CNT e os demais dirigentes conversaram sobre todo o processo até a sanção da norma e o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, pelo Poder Executivo. Outro ponto elencado foi o êxito da articulação das entidades para a devolução da MP 1.227/2024. Essa medida provisória tinha como objetivo a arrecadação de mais tributos dos contribuintes brasileiros, sem a adoção de medidas que reduzissem as despesas. Em consequência disso, haveria a diminuição da competitividade dos produtos brasileiros, a ameaça à saúde financeira das empresas, dos empregos e dos investimentos e o aumento da insegurança jurídica, o que causaria reflexos prejudiciais à inflação do país. 

Eles também conversaram sobre o recente anúncio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que, nessa terça-feira (25), disse que pode colocar em votação, antes do recesso parlamentar, projetos para a compensação da desoneração da folha de pagamento. Dentre as propostas citadas por Pacheco para compensar a renúncia fiscal da desoneração, estão a repatriação de recursos no exterior, a atualização de ativos no Imposto de Renda e um "refis" de multas de agências reguladoras. 

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