O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) realizou, nesta quarta-feira (12), a primeira reunião ordinária dos Conselhos Estatutários de 2025. O encontro, realizado no edifício-sede da instituição, em Brasília (DF), reuniu o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o ex-presidente Clésio Andrade; e os membros dos Conselhos da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística).

Durante a reunião, os diretores das três entidades apresentaram um balanço das principais ações e projetos realizados em 2024. Além de servir como uma retrospectiva do último ano, o encontro teve como pauta a análise e aprovação das contas do período.

A reunião do SEST SENAT contou ainda com a participação do presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), Valdir Pestana, que representou o setor de autônomos.

CNT

No ano passado, a CNT celebrou seus 70 anos com uma série de ações comemorativas. Vander Costa destacou as principais iniciativas, que incluíram uma sessão solene no Congresso Nacional, uma exposição, o lançamento de um livro institucional e uma campanha de fortalecimento da marca CNT.

No campo institucional, a Diretoria de Relações Institucionais lançou a Agenda Institucional Transporte e Logística, um guia estratégico para acompanhamento e sensibilização dos projetos em tramitação nos três Poderes. “É uma verdadeira prestação de contas do nosso trabalho, incluindo o das Federações, que contribuem para sua construção. A Agenda consolida nossas pautas de atuação e permite que todos acompanhem nossas ações”, explicou Vander Costa.

O diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, ressaltou que 2024 foi um ano produtivo para a CNT, com avanços significativos na representação do setor junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. “Nosso trabalho é cada vez mais desafiador. Precisamos manter uma atuação constante junto às autoridades, pois a ausência da CNT pode ser prejudicial ao transporte”, afirmou.

No âmbito legislativo, a CNT teve papel fundamental na defesa do setor durante a tramitação do PLC nº 68/2024, que resultou na Lei Complementar nº 214/2025, garantindo avanços importantes na regulamentação da reforma tributária. Já no Executivo, houve progresso na implantação do Free Flow e no acompanhamento das concessões rodoviárias, além da regulamentação do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas.

No Judiciário, a CNT obteve uma decisão favorável na ADI 5.322, que trata da Lei do Motorista. Além disso, acompanha de perto outras ações estratégicas, como a ADI 7.579, relacionada ao Seguro de Cargas, e o julgamento sobre grupos econômicos (Tema 1232).

A atuação internacional também teve destaque, com a participação da CNT na Reunião da OIT e na COP29. Além disso, o Fórum CNT de Debates promoveu três edições de grande relevância: duas regionais, em Santa Catarina e no Espírito Santo, e uma edição nacional, em Brasília, que contou com a presença do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, destacou a relevância dos estudos e publicações estratégicas de 2024, como a Pesquisa CNT de Opinião. “Esse material é essencial para o setor, pois reflete a percepção da população brasileira e orienta nossa atuação. Além disso, amplia a visibilidade da CNT”, afirmou.

Entre os destaques, a Pesquisa CNT de Rodovias avaliou 100% das rodovias federais, grande parte das estaduais e todas as vias concedidas, totalizando mais de 111 mil quilômetros analisados. O levantamento incluiu identificação de placas e defensas, além de uma avaliação qualitativa do pavimento. “Esse mapeamento não só auxilia os empresários do setor, indicando as melhores condições de tráfego, como também subsidia o governo na correção de problemas identificados”, explicou Fernanda.

Outro ponto alto de 2024 foi a realização de dois estudos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O primeiro levantou dados das empresas afetadas, com o objetivo de apoiar a recuperação do setor, enquanto o segundo avaliou os danos causados pelas chuvas na infraestrutura, evidenciando os impactos sociais e econômicos significativos.

O Programa Despoluir, que celebrou 17 anos, também apresentou números expressivos. Em 2024, foram realizadas mais de 403 mil aferições veiculares, atendendo mais de 9,6 mil transportadores. Com investimentos do SEST SENAT, a frota de 114 veículos utilizados no programa foi totalmente renovada. Os setores de cargas e passageiros foram os mais beneficiados, graças à atuação regionalizada coordenada pelas Federações.

SEST SENAT

Falando em nome do SEST SENAT, a diretora executiva nacional, Nicole Goulart, apresentou os resultados dos projetos de 2024, com ênfase no atendimento de saúde, qualificação profissional e bem-estar dos trabalhadores do Sistema Transporte. "Em 2024, inauguramos oito novas unidades, somando um total de mais de R$ 168 milhões em investimentos. Fechamos o ano com 169 unidades, atendendo todas as regiões do Brasil", destacou a diretora.


Entre os principais avanços, está a ampliação de 20% nos atendimentos de saúde em comparação com 2023, com mais de 2,14 milhões de atendimentos realizados, especialmente nas quatro grandes mobilizações nacionais do ano. A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society, as mobilizações nacionais e a Feira de Empregabilidade se consolidaram, e os Ciclos Culturais, um projeto piloto realizado em sete estados com um custo de R$ 471 mil, impactaram mais de 7,4 mil pessoas.

Os cursos técnicos também registraram mais de 75 turmas e 3,2 mil matrículas, com destaque para as novas turmas de Técnico em Administração e Técnico em Manutenção Automotiva. O Centro de Treinamento Aquaviário, inaugurado no ano passado, fortaleceu o setor de navegação, com apoio da STC, a maior escola de navegação do mundo, no processo de homologação do SEST SENAT junto à Marinha do Brasil.

No Programa Mais Motoristas, houve mais de 49 mil convocações para mudança de categoria, 8 mil carteiras entregues e mais de mil motoristas já empregados. Na Escola de Motoristas Profissionais, 7 mil alunos foram capacitados ao longo de 2024.

ITL

O diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes, apresentou os resultados dos cursos do Programa Avançado de Capacitação do Transporte de 2024. “Finalizamos 11 turmas e formamos 417 alunos, com um investimento superior a R$ 21 milhões, custeados pelo SENAT”, destacou João Victor.

Entre os destaques, esteve a turma de Gestão de Negócios, voltada para capacitar profissionais a gerenciar empresas de transporte. Também se destacaram as especializações em Gestão Estratégica de Marketing, Supply Chain e a já consolidada Certificação Internacional em Aviation Management, fruto da parceria com a Embry-Riddle, renomada universidade especializada em aviação e aeroespacial.


Além disso, o Fórum ITL de Inovação, que abordou o tema ESG no Transporte, com foco em Sucessão Familiar, gerou discussões essenciais para o setor. O evento teve mais de mil inscrições, somando modalidades online e presenciais. “Outro destaque foram os Workshops ESG, que contaram com mais de 600 inscrições, abordando temas como responsabilidade social, o eixo ambiental e as melhores práticas de governança corporativa”, ressaltou Mendes.

FuMTran

A FuMTran (Fundação Memória do Transporte), dedicada à preservação da história do setor de transporte, apresentou suas atividades realizadas em 2024, com ênfase nos projetos de digitalização desenvolvidos ao longo do ano. Entre as iniciativas destacadas, estão as produções do Prêmio CNT de Jornalismo e as parcerias estabelecidas com diversos órgãos e entidades nos modais aquaviário e aéreo.

O presidente da FuMTran, Antônio Luiz Leite, ressaltou que, para 2025, estão programados três grandes projetos: "Memória e Acervo", o livro "História do Transporte na Amazônia" e o livro "História e Linha do Tempo do Transporte Brasileiro". Além disso, ele anunciou que a FuMTran já está em fase de organização para a celebração dos 30 anos da entidade, programada para 2026.

Reuniões de Seções

Nessa terça e quarta-feiras (11 e 12), ocorreram as Reuniões Ordinárias das Seções da CNT, momentos importantes em que a Diretoria de Relações Institucionais e os representantes das Seções discutem as prioridades para a atuação junto aos Três Poderes no trimestre. Durante as reuniões, foram debatidas estratégias sobre programas governamentais, ações políticas e projetos de lei de interesse dos diferentes modais de transporte.

Entre os principais temas abordados, destacou-se a regulamentação de pontos essenciais da reforma tributária (Lei Complementar nº 214/2025), como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). O impacto das alíquotas nos modais de transporte foi um tema recorrente nas discussões, sendo apresentado pela gerente do Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti.

Outro assunto em pauta foi a estratégia de atuação do setor de transporte na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Após uma participação destacada na edição anterior, em Baku, Azerbaijão, o Sistema Transporte se prepara para uma atuação ainda mais robusta na próxima edição, que ocorrerá em Belém, Pará.

Vinicius Ladeira, diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, participou das Seções para detalhar a estratégia do setor de transporte para a COP30. "Com a Coalização pela Descarbonização do Transporte, já assumimos um papel protagonista nas discussões, mas temos planos ainda mais ambiciosos para este ano", afirmou.

Na reunião da Seção IV, que reúne representantes do Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros, o destaque foi a participação do coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, que conduziu um debate setorial sobre a descarbonização nos transportes ferroviários.

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