Durante a programação da COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024), em Baku, Azerbaijão, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, assinou, na quarta-feira (13), um memorando de entendimento com o Consórcio Amazônia Legal (CAL) para intensificar o diálogo e a cooperação entre o setor de transporte e as autoridades dos estados da região amazônica. O momento solene contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, que preside o Consórcio.
O acordo busca estabelecer uma colaboração mútua na formulação de estudos, programas, projetos e ações para fortalecer o sistema de transporte na Amazônia Legal, com foco na integração multimodal. Vander Costa destacou que o memorando representa o compromisso do Sistema Transporte em contribuir, de forma estratégica, para o desenvolvimento logístico da região, sempre em sintonia com a proteção do bioma e o bem-estar das comunidades locais.
“Podemos contribuir significativamente para o avanço de políticas públicas e iniciativas que atraiam investimentos em infraestrutura, além de nossa capacidade técnica para articular empresas e entidades do setor com o Poder Público,” afirmou Vander Costa, expressando ao governador Barbalho o interesse da instituição em colaborar com a organização da COP30, que será realizada em Belém (PA) no próximo ano.
O Sistema Transporte integrará o grupo de trabalho (GT) de infraestrutura, oferecendo apoio técnico aos debates e decisões do conselho de governadores da Amazônia Legal. Um plano de trabalho será desenvolvido com datas e prazos para ações específicas, incluindo seminários, pesquisas e projetos de sensibilização.
Também participaram da solenidade: o diretor executivo nacional em exercício do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; a diretora executiva do CAL, Vanessa Duarte; o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão; e o diretor da Transportes Bertolini, Daniel Bertolini.
Ainda na quarta-feira, Vander Costa se reuniu com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma. Durante o encontro, foi discutido o apoio do SEST SENAT ao programa de capacitação profissional do governo paraense, que terá como foco a qualificação de mão de obra voltada para a realização da COP30.
Saiba mais