A CNT (Confederação Nacional do Transporte) recebeu, nessa quarta-feira (23), em sua sede, em Brasília, representantes de entidades empresariais chilenas dos setores da indústria e do transporte. A visita integrou a agenda oficial da comitiva do presidente do Chile, Gabriel Boric, que está no Brasil para encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro foi conduzido pelo diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, que representou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. O tema central da reunião foi a consolidação do corredor bioceânico Brasil-Chile por meio da chamada Rota Bioceânica Capricórnio. A iniciativa visa integrar portos brasileiros – localizados em São Paulo, Paraná e Santa Catarina – a terminais marítimos nas províncias chilenas de Iquique, Mejillones e Antofagasta.

A proposta busca impulsionar a integração sul-americana, reduzindo custos logísticos, encurtando distâncias e promovendo o uso da multimodalidade para o escoamento da produção. “Uma solução estratégica para a exportação brasileira rumo à Ásia é utilizar os portos do Oceano Pacífico. Levar cargas do Centro-Oeste até o Porto de Santos e, de lá, para a China pelo Atlântico não é mais o caminho mais eficiente”, afirmou Valter Souza. Segundo ele, o desenvolvimento do corredor exige investimentos públicos e privados, com forte articulação entre os setores produtivos.

Durante a reunião, Valter apresentou a estrutura do Sistema Transporte e detalhou a atuação integrada da CNT, do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística) em prol do desenvolvimento do setor transportador no Brasil.

A reunião foi solicitada pelos empresários chilenos, liderados pela Sofofa (Sociedade para o Fomento da Produção) e pela agência governamental ProChile (ligada ao Ministério das Relações Exteriores). “Estamos aqui representando transportadores, operadores portuários e empresários interessados em conhecer a estrutura institucional do transporte brasileiro e explorar oportunidades de cooperação com a CNT”, afirmou a presidente da Sofofa, Rosario Navarro.

Na ocasião, Rosario entregou ao diretor Valter Souza uma cópia do plano de ação chileno para o corredor bioceânico. O documento reúne a estratégia nacional – com participação pública e privada – para viabilizar o projeto e já havia sido entregue, na manhã do mesmo dia, ao governo brasileiro pelo ministro da Economia do Chile, Nicolás Grau.

Também participaram do encontro, pela CNT, a gerente executiva governamental, Danielle Bernardes, o assessor governamental Jason Luz e o assessor internacional Thiago Ticchetti.

Avanço nas rotas de integração sul-americana

O encontro reforça a articulação do Sistema Transporte com iniciativas regionais de infraestrutura. No mês passado, representantes da CNT se reuniram com o Ministério do Planejamento e Orçamento para apoiar o avanço do programa Rotas de Integração Sul-Americana, que contempla cinco corredores multimodais, conectando 12 países da região. A proposta tem como foco ampliar a competitividade logística, estimular o comércio regional e fortalecer a participação do setor privado na agenda de integração continental.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte