Chris standing up holding his daughter Elva

Resumo da notícia

Unidades móveis do Despoluir serão utilizadas em programa da Cetesb.

Empresas aprovadas nas avaliações veiculares conseguirão descontos em multas.

As unidades móveis do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte, promovido pela CNT e pelo SEST SENAT, serão utilizadas em uma iniciativa do governo do estado de São Paulo para melhorar a manutenção dos veículos a diesel e, consequentemente, a qualidade do ar. No dia 15/5 (quarta-feira), foi firmado um termo de cooperação entre a Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A federação integrará as ações do PMMVD (Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel), do governo do estado. Por enquanto, estão sendo feitos o credenciamento e a auditoria nas cinco unidades móveis do Despoluir que atuam em São Paulo. Elas ficam na sede da federação e nos sindicatos do ABC (Setrans), Campinas (Sindicamp), Ribeirão Preto (Sindetrans) e Sorocaba (Setcarso). Essas unidades serão credenciadas como agentes de inspeção, e a federação está finalizando alguns procedimentos exigidos pela Cetesb.

Na prática, a parceria funcionará da seguinte forma: as empresas e os caminhoneiros autônomos que forem autuados pelo governo do estado por terem veículos a diesel emitindo fumaça em desacordo com a legislação ambiental poderão consertar o problema e procurar alguma unidade móvel do Despoluir. Será feita uma nova aferição da opacidade de fumaça para tentar a obtenção do RMO (Relatório de Medição de Opacidade). Se a empresa ou o autônomo forem aprovados, poderão usar o RMO para recorrer à Cetesb e conseguir incentivos para o pagamento da multa. Por enquanto, está estipulado o desconto de 70%, desde que seja a primeira autuação nos últimos 12 meses.

De acordo com a assessora técnica da Fetcesp, Sandra Caravieri, o PMMVD utilizará as unidades móveis do Despoluir vinculadas à Fetcesp para registrar, de forma sistemática, as medições feitas conforme a regulamentação vigente. Tudo isso fará parte de um banco de dados a ser utilizado no gerenciamento e controle do programa do governo do estado. A ideia é estimular os motoristas a manterem o veículo sempre regulado. Por isso, há o desconto na multa.

“Essa parceria fortalece as ações do Despoluir. Vamos estar juntos à Cetesb em outras iniciativas importantes, desenvolvendo um trabalho conjunto em campanhas educativas. Queremos trabalhar a prevenção”, comenta Sandra, ao citar uma ação que ocorrerá em junho, no terminal de cargas da rodovia Fernão Dias.

O termo de cooperação foi assinado no dia 15 de maio pelo presidente da Fetcesp, Carlos Panzan, e pela diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias. A expectativa é que a iniciativa contribua para diminuir a quantidade de veículos a diesel em más condições de manutenção, estimulando, assim, a redução dos níveis de emissão de poluentes atmosféricos.

Na ocasião, Carlos Panzan destacou que a parceria é uma conquista para o setor de transporte. “Os integrantes do programa na Fetcesp poderão obter o RMO gratuitamente, por meio das aferições realizadas pelo Despoluir e ainda terão incentivos para reduzir os valores de multas.”

O Programa Despoluir é realizado pela CNT e pelo SEST SENAT desde 2007. Nesse período, já foram mais de 2,7 milhões de avaliações de caminhões e ônibus e mais de 51 mil transportadores atendidos.


Reportagem: Cynthia Castro


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte