?

?Durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (10), transmitido para centenas de emissoras em todo o país, Dilma Rousseff disse que o governo está investindo R$ 143 bilhões para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo nas cidades brasileiras.

As melhorias incluem a construção de metrôs, trens urbanos, monotrilhos, aeromóveis, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e corredores de ônibus, por exemplo. Segundo Dilma, os 3,5 mil km em obras de transporte coletivo mostram que o governo federal está comprometido com o transporte coletivo em todo o território nacional.

Dilma destacou que os recursos aumentaram de, inicialmente, R$ 93 bilhões, para os atuais R$ 143 bilhões – os outros R$ 50 bilhões são oriundos do Pacto da Mobilidade Urbana, anunciado em junho do ano passado. “O nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras, que vão tornar o transporte coletivo mais confortável, rápido e muito mais seguro, com um preço bem acessível. Assim, vamos diminuir o tempo que as pessoas perdem no trânsito”, destacou.

No caso do metrô, serão mais de R$ 33 bilhões em investimentos, entre recursos do governo federal e financiamentos, além de uma contrapartida de quase R$ 16 bilhões dos estados e municípios (o prazo de pagamento é de 30 anos). Serão construídos 250 km de metrô em nove capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte).

Em São Paulo, por exemplo, será ampliada a linha 2 do metrô entre Vila Prudente e Vila Formosa. No Rio de Janeiro, o governo está investindo para levar o metrô da Barra da Tijuca à zona Sul da cidade. Na capital baiana, o metrô vai ligar bairros ao aeroporto. Obras também estão sendo concluídas em Fortaleza e no Recife. Em Curitiba e Porto Alegre serão construídas as primeiras linhas.

Manuntenção dos trilhos
Sobre a construção de metrôs, a Associação Nacional dos Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) reconhece a importância do trabalho, mas destaca que Dilma, no entanto, não abordou uma questão essencial e urgente no setor de transporte sobre trilhos: aumentar o volume de recursos financeiros voltados para a manutenção dos sistemas sobre trilhos em funcionamento em todo o país.

“É urgente que os governantes também assegurem recursos financeiros para a manutenção e modernização global dos sistemas atualmente existentes. É isso o que tem gerado problemas e consequentemente insatisfação e queixas dos usuários", alerta Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos.

A proposta defendida pela ANPTrilhos para o estímulo ao investimento e à melhoria do transporte de passageiros sobre trilhos considera: o reestabelecimento do desconto na tarifa de energia elétrica cobrada dos operadores metroferroviários e desonerações associadas, vinculado seu investimento integral na melhoria do próprio sistema.

Matéria atualizada às 16h40