O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) participou, nesta sexta-feira (22), em Aracaju (SE), de evento organizado pela Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima) em prol da fundação de um novo sindicato das agências marítimas do estado de Sergipe.
Durante a Assembleia Geral das Agências Marítimas, na qual o tema foi debatido, o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, foi convidado a discorrer sobre a força de atuação da CNT, do SEST SENAT e do ITL, uma vez que, juntas, as três entidades atuam em prol do fortalecimento da atividade transportadora.
Ele explicou que a CNT atua em duas frentes: na defesa dos interesses das empresas e na produção de conhecimento qualificado. “Produzimos análises técnicas e setoriais para dois públicos-alvo prioritários: as transportadoras e o poder público. Além disso, como entidade máxima de representação do setor no Brasil, atuamos na articulação direta com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, disse.
Segundo Bruno Batista, nos últimos 20 anos, a Entidade produziu mais de 500 estudos e pesquisas que evidenciam os principais desafios enfrentados pelo setor, trazem subsídios para formuladores de políticas públicas e auxiliam a alta gestão.
Ele também falou sobre o SEST SENAT, que atua com foco no trabalhador do transporte. “A Entidade oferece soluções integradas de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional a fim de contribuir para a empregabilidade, a produtividade e a longevidade das empresas”, esclareceu.
Já o foco do ITL (Instituto de Transporte e Logística), conforme explicou Bruno Batista, é a educação executiva para líderes. “A Entidade oferta especializações, cursos executivos e certificações internacionais com o propósito de gerar mais competitividade para as empresas. Para isso, promove formações avançadas em parceria com instituições de ensino que são referência no mercado”, completou.
Por fim, o diretor da CNT destacou o papel estratégico do transporte aquaviário. “Além de sua importância para o aumento da competitividade e para a redução dos custos logísticos, a modalidade é fundamental para a diversificação da matriz de transporte brasileira”, pontuou.
O acervo da CNT fica disponível no portal da Confederação. Os trabalhos são acompanhados de sínteses e painéis interativos. São conteúdos que identificam todos os sistemas de transporte no Brasil e principais projetos, além de perfis dos negócios, empresários e profissionais do setor tanto em âmbito econômico e ambiental quanto em termos de inovação.
Responsável por defender os interesses dos agentes marítimos, a Fenamar é filiada à CNT. Atualmente, a Entidade conta com 14 sindicatos. Saiba mais sobre a federação.