A 70ª turma da Especialização em Gestão de Negócios teve início nessa segunda-feira (17), em Belo Horizonte (MG), reunindo 41 profissionais dos setores de transporte e logística. A capacitação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, promovido pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), sendo ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral) – uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking do Financial Times.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; do supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais, Pedro Andrade; e da analista de Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte) Camilla Souza.
João Victor Mendes destacou o papel estratégico da CNT e a estrutura do Sistema Transporte, ressaltando o investimento contínuo em inovação e capacitação. Ele enfatizou o impacto positivo dos cursos do ITL, que já formaram mais de 4.300 gestores e beneficiaram mais de mil empresas de todos os modais em todo o país.
“Vocês estão na melhor instituição de formação de executivos do Brasil e uma das melhores do mundo. Nosso desejo é que tenham uma excelente pós-graduação. Tenho certeza de que, daqui a 14 meses, serão pessoas e profissionais ainda melhores, contribuindo significativamente para o transporte brasileiro e para a sociedade”, afirmou.
Pedro Andrade também deu as boas-vindas aos alunos, destacando a presença do SEST SENAT em Minas Gerais, que conta com 26 unidades ativas e prevê a inauguração de mais quatro nos próximos anos. Ele ressaltou a importância da qualificação profissional e do suporte da Instituição às empresas do setor.
“Como egresso dessa pós-graduação há sete anos, sinto orgulho ao ver mais gestores qualificados assumindo posições estratégicas no setor. Isso é exatamente o que o Sistema Transporte espera. Tenho certeza de que, ao final do curso, vocês terão suas carreiras e vidas transformadas”, destacou.
Após a abertura, a analista de Transporte da CNT Camilla Souza ministrou a aula magna, trazendo um panorama sobre a infraestrutura de transporte no Brasil. Ela ressaltou a importância da produção de conhecimento pelo Sistema Transporte, que serve de base para a sociedade e o poder público na formulação de políticas e melhorias para o setor.
Com um conteúdo inovador e uma abordagem focada no desenvolvimento estratégico dos participantes, a Especialização em Gestão de Negócios reafirma seu papel como referência na formação de executivos do transporte e da logística, preparando líderes para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.
A Especialização em Gestão de Negócios está com inscrições abertas para uma turma em Campinas (SP), até 2 de abril. O currículo do curso abrange temas como liderança adaptativa, gestão estratégica de cadeia de suprimentos, ESG aplicado aos negócios, inteligência artificial e inovação, com o objetivo de preparar os alunos para liderarem com visão e agilidade.
Com carga horária de 370 horas, sendo 80% presenciais e 20% a distância, a Especialização busca equilibrar teoria e prática, proporcionando uma visão empreendedora e inovadora para os profissionais do setor. A duração é de, aproximadamente, 14 meses.