O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, teve encontro, nessa quarta-feira (22), na sede da entidade, em Brasília (DF), com o presidente da Petrobras Biocombustível, Danilo Campos, e com o diretor de Biodiesel da estatal, Denilson Ferreira. Também participaram da agenda, pela CNT, o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, e a diretora executiva adjunta, Fernanda Rezende.

Na ocasião, o presidente Vander Costa abordou a política de biodiesel no país. O aumento da mistura do biodiesel de base éster no diesel fóssil (atualmente, em 14%) impacta o setor de transporte e, em especial, as empresas do segmento rodoviário, maiores consumidoras desse tipo de combustível, conforme revelam estudos encomendados pela CNT. Vander Costa lembrou que o Projeto de Lei nº 4.516, conhecido como Combustível do Futuro e aprovado na Câmara, atrela o aumento dessa mistura a testes, mas enfatizou que os motores no Brasil não foram projetados para suportar a mistura do biodiesel.

O presidente da CNT também falou sobre o trabalho realizado pelo Sistema Transporte com foco no transporte sustentável, destacando os resultados do Despoluir, maior programa ambiental da iniciativa privada, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT.

Os representantes da Petrobras, por sua vez, apresentaram a estrutura, a capacidade de produção e a visão de mercado da empresa. Como resultado do encontro, foi sinalizada a intenção de a CNT e a Petrobras somarem esforços para desenvolverem trabalhos conjuntos que busquem melhorar o padrão de qualidade do biodiesel no Brasil.