O Sistema Transporte esteve representado, nessa terça-feira (25), no workshop “Investimentos e Tributação”, como parte da programação do Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa), que ocorre em Lisboa, em Portugal. O presidente do Sistema, Vander Costa, compôs a mesa “Premência dos investimentos em infraestrutura”, em que se debateu o desafio de elevar os investimentos para repor a depreciação dos ativos da infraestrutura brasileira, sobretudo, de transporte.

“Quando se fala em investimentos, temos de olhar ambos os polos: o público e o privado. O Sistema Transporte defende que tudo aquilo que for atrativo ao capital privado deve ser privatizado”, ressaltou Vander Costa em sua participação. “Porém sabemos que as regiões mais carentes do país são justamente aquelas que não têm tanta atratividade, portanto há a necessidade de recursos públicos. Precisamos encontrar espaço no orçamento brasileiro para que esse investimento ocorra”, ponderou.

Vander Costa falou, ainda, sobre a centralidade do transporte para o desenvolvimento econômico, sobretudo para o escoamento de commodities, principal componente do PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos anos. O presidente elogiou o desenho geral da reforma tributária dado pela Emenda Constitucional (EC) nº 132/2023, mas fez a ressalva de que “há de se defender o princípio básico da não cumulatividade ampla, geral e irrestrita”. Por fim, Vander Costa salientou o compromisso do Sistema Transporte com a transição energética, a partir de soluções tecnológicas múltiplas e do uso de fontes energéticas diversificadas.

A mesa foi moderada por Sérgio Victor, advogado e professor da Uninove. Participaram dela: José Tostes, consultor, ex-chefe da Receita Federal; Guilherme Sampaio, diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Wellington Fagundes, senador da República (PL-MT); e Viviane Faulhaber Dutra de Magalhães, professora e assessora jurídica da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).