As principais companhias aéreas do país organizarão uma operação especial durante o período do Carnaval, entre os dias 8 e 17 de fevereiro, para atender o aumento no movimento de passageiros nos principais aeroportos.

Os consumidores vão poder contar com aeronaves e tripulações reservas, reforço de escala de funcionários em aeroportos (balcão, sala de embarque, check-in, orientação para o uso de totens de autoatendimento, manuseio de bagagens e segurança), equipes de manutenção e centros de operações, além de incremento nos sistemas de Call Center e preparação de sistemas de atendimento de check-in capazes de trabalhar off-line (caso ocorram queda de sistema). Além disso, as empresas filiadas a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciaram também a disposição de voos extras.

A principal recomendação para quem vai viajar nessa época é a realização do check-in nos totens de autoatendimento, pela internet ou pelo celular. “Atualmente, 35% dos passageiros já utilizam esses serviços para diminuir as filas e agilizar os trâmites de embarque nos aeroportos brasileiros”, garante o diretor de Segurança e Operações de Voos da Abear, Ronaldo Jenkins.

Outras recomendações são a verificação de peso, dimensão e estado de conservação de bagagens, e a chegada com antecedência correta no aeroporto (duas horas para os voos domésticos e quatro horas para os voos internacionais). 

Fim do horário de verão
A Associação alerta os passageiros para o término do horário brasileiro de verão, às 24h do dia 16 de fevereiro, que poderá impactar a malha aérea de alguns destinos, prioritariamente as cidades que não sofreram mudanças com o horário de verão. Os horários de voos (partidas e chegadas) dessas cidades deverão ser ajustados.

A recomendação é que os usuários verifiquem junto às companhias aéreas se seus voos serão alterados. As empresas disponibilizam seus canais de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing, call centers etc.) para dar orientações, prestar esclarecimentos e disponibilizar os novos horários de voos.

Confira os canais dos Serviço de Atendimento ao Cliente:

 

Avianca – www.avianca.com.br / 4004-4040 / 0300-789-8160
Azul – www.voeazul.com.br / 4003 1118
Gol – www.voegol.com.br / 0800 704 04 65
Tam – www.tam.com.br / 4002-5700 ou 0800 5705700

 

Trip – www.voetrip.com.br / 4003 1118 ou 0800 887 1118

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