A delegação de empresários e executivos brasileiros que participa da Missão Internacional do Transporte à Alemanha visitou, nessa terça e quarta-feira (20 e 21), a InnoTrans, em Berlim. Essa é a 13ª edição da feira, que está consolidada como a maior do mundo para o setor ferroviário. A InnoTrans possui o foco estratégico de atuar como principal plataforma para troca de experiências, contatos e exposições de novas tecnologias, assim como promover o debate sobre os principais desafios do setor na atualidade. A organizadora da InnoTrans é a Messe Berlin.

A missão é promovida pelo SEST SENAT e organizada pela AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha). Durante a viagem, que segue até o dia 28, os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos por meio de visitas técnicas e networkings entre a delegação brasileira e líderes e empreendedores alemães.

A InnoTrans tem 200 mil metros quadrados e mais de 3 mil expositores de 60 países diferentes, sendo a maior do mundo para o setor de transporte ferroviário. A feira recebe desde montadoras de veículos e fornecedores de peças e motores até serviços de engenharia elétrica e fornecedores de infraestrutura. Sua estrutura é subdividida em cinco áreas de exposição, além de contar com um Campus dedicado a estudos e recrutamento de novos talentos, assim como com uma área de exibição de locomotivas e percurso de demonstração para ônibus.

A delegação realizou visitas guiadas em algumas empresas estratégias. Tendo sido recebida pelos CEOS da Siemens Mobility e Deutsche Bahn (DB) em seus respectivos stands. A Siemens Mobility e a Deutsche Bahn apresentam o projeto H2goesRail e o Mireo Plus H, uma nova geração de comboios a hidrogênio.

Cerimônia de abertura

Na terça-feira, a delegação foi convidada a participar do evento de abertura oficial da InnoTrans. Foram convidados mais de 1.000 representantes nacionais e internacionais das áreas da economia, ciência e política. A comitiva do Sistema CNT foi recebida por Volker Wissing, ministro federal dos Transportes e das Infraestruturas Digitais da Alemanha; Adina Valean, comissária da União Européia para os Transportes; e Martin Ecknig, CEO Messe Berlin GmbH. Os empresários também puderam acompanhar as discussões do painel "O Futuro da Mobilidade em Tempos de Mudança Climática", com a presença de empresas como a Deutsche Bahn AG, Ceské dráhy,  Siemens Mobility GmbH, Alstom e Stadler Rail Transport S.A.

Saiba mais da Missão Internacional do Transporte à Alemanha

Sistema CNT realiza missão empresarial à Alemanha