Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema Transporte marcou presença na 4ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Clima e do Movimento Ambição Net Zero, promovida pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil – nessa terça-feira (17). O evento reuniu líderes empresariais e especialistas em sustentabilidade para discutir a incorporação da agenda climática às estratégias corporativas e o alinhamento com as metas brasileiras estabelecidas na NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada).

Entre os principais pontos abordados, destacaram-se o balanço da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, e os preparativos para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). O encontro também reforçou o compromisso com as metas do Acordo de Paris, que visam limitar o aumento da temperatura global, além de realizar debates sobre o mercado de carbono e os avanços da Plataforma de Ação pelo Clima, consolidando o Pacto Global como uma força mobilizadora de práticas sustentáveis no setor empresarial.

O Sistema Transporte foi representado por João Guilherme Abrahão, gerente de Governança e Gestão Estratégica da CNT (Confederação Nacional do Transporte), e por Larissa Machado, analista de Sustentabilidade do SEST SENAT. Ambos contribuíram com perspectivas e experiências do setor de transporte, enfatizando a importância de integrar soluções inovadoras e sustentáveis às estratégias organizacionais para promover a transição energética e o desenvolvimento sustentável do país.

A participação no evento reforça o compromisso do Sistema Transporte em liderar iniciativas que colaborem para a sustentabilidade ambiental, fortalecendo seu papel como agente de transformação em um dos setores mais estratégicos em busca do alcance das metas climáticas nacionais e globais.

Adesão ao Pacto Global

Em agosto, o Sistema Transporte já havia demonstrado seu alinhamento com a agenda global ao aderir ao Pacto Global durante o SEST SENAT Summit, evento que reuniu líderes do transporte para discutir soluções inovadoras e sustentáveis. Sob o lema “O Futuro do Transporte é Sustentável”, o Summit destacou a importância da agenda ESG e da descarbonização do setor para o alcance das metas climáticas.

O Summit também serviu como palco para a apresentação de cases de sucesso e iniciativas que estão transformando o transporte brasileiro. A agenda incluiu painéis sobre eletromobilidade, combustíveis alternativos e soluções tecnológicas para aumentar a eficiência logística, destacando a contribuição do setor como motor da transição para uma economia de baixo carbono.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte