O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) reforçará seu protagonismo na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém (PA), com a Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade. O espaço foi lançado oficialmente durante a 29ª Intermodal South America, em São Paulo, no dia 22 de abril.
Empresas, entidades e organizações podem se juntar à iniciativa com a aquisição de cotas de patrocínio. Com isso, poderão garantir um espaço dentro da COP30, o que possibilitará visibilidade para um seleto público.
A Estação do Desenvolvimento funcionará, de 10 a 21 de novembro, entre a tarde e a noite, oferecendo uma programação complementar às atividades da Blue e da Green Zone da COP30. O espaço estará situado em uma área estratégica e de grande circulação em Belém (PA): ao lado da Estação das Docas, ponto turístico conhecido por sua oferta gastronômica, cultural e hoteleira. Instalada na margem da Baía do Guajará, a Estação ficará a cerca de 20 minutos das zonas oficiais da Conferência, em uma localização privilegiada que combina visibilidade, fácil acesso e forte potencial de engajamento do público.
A Estação do Desenvolvimento funcionará como um hub de debates, conexões e experiências voltadas à construção de soluções concretas para a descarbonização do transporte e outras temáticas. A proposta é oferecer protagonismo para temas relacionados ao transporte e a logística na agenda climática global, reunindo autoridades públicas, especialistas, empresas e organizações da sociedade civil em um espaço colaborativo e multissetorial.
A programação contará com painéis de alto nível, experiências interativas e atrações culturais, fomentando a troca de conhecimento e a formulação de políticas públicas sustentáveis. Entre os temas em destaque estarão a transição energética, a inovação tecnológica, o financiamento verde e o desenvolvimento de uma infraestrutura resiliente e a justiça climática.
A iniciativa já conta com importantes apoiadores, que serão anunciados em breve. A estrutura do projeto foi desenhada para assegurar ampla representatividade: o Sistema Transporte lidera os trabalhos, com a coorganização de órgãos públicos federais – entre os quais, os ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos – e estaduais, além da participação de universidades e entidades representativas.
Empresas interessadas em apoiar o projeto podem se juntar à Estação do Desenvolvimento como patrocinadoras. O convite é voltado a organizações com alguma conexão com o setor de transporte – seja de forma direta ou indireta.
A participação oferece uma oportunidade estratégica de projeção para marcas engajadas na agenda climática, além de contribuir para o fortalecimento da cooperação entre os setores público e privado e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Estão disponíveis cotas com diferentes faixas de investimento e contrapartidas, além de possibilidades de parcerias institucionais e ativações de marca alinhadas aos temas da COP30.
Saiba mais sobre a iniciativa acessando a landing page oficial: cop30.sistematransporte.org.br
A presença do setor de transporte na COP30 reforça o compromisso com um futuro sustentável e com a contribuição ativa do setor para o alcance das metas climáticas globais. A expectativa é a de que a Estação do Desenvolvimento se consolide como um espaço de referência durante a conferência, fortalecendo o papel do transporte como vetor essencial da transição ecológica no Brasil.