Faixa em Fortaleza é iluminada com passagem de pedestres
A cidade de Fortaleza (CE) recebeu uma faixa que ilumina os pedestres enquanto a atravessam. O sistema foi instalado em um local com grande intensidade de tráfego e circulação de veículos em curva, o que pode afetar a visibilidade dos condutores com relação aos pedestres. A faixa possui um conjunto de luzes que são ativadas por inteligência artificial que identifica a presença humana na faixa. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é acionada, difundindo feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia. O sistema ainda ilumina, de forma independente, pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa e, também, registra o fluxo de pedestres.
Maior navio Ro-Ro
O porto de Paranaguá (PR) recebeu, em março, o maior navio em capacidade do tipo Ro-Ro (roll on-roll off), tipo de embarcação em que a carga entra e sai pelos seus próprios meios através de rodas. Vindo da Costa do Marfim, o navio italiano Grande Abidjan suporta 71 mil toneladas de carga e tem capacidade para 3.500 veículos leves e 2.500 lane meters (espaço para acomodar Ro-Ros, como caminhões e ônibus). A embarcação tem 36 m de largura e 236 m de comprimento. São cerca de 500 contêineres no convés, por viagem. Além do Grande Abidjan, outra atracação em Paranaguá foi o maior navio porta-contêineres em capacidade da história do terminal, o APL Yangshan, com 347 m de ponta a ponta e 45 m de largura.
Free Flow começa na BR-101
Começou, no dia 31 de março, o Pedágio Free Flow, sistema que extingue a necessidade de cabines físicas. Operado entre as praças de Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538), na BR-101 (Rio-Santos), o pedágio terá tarifa conforme o tipo de veículo, sendo cobrado por praça. Carros de passeio pagarão R$ 4,10 durante a semana (das 6h de segunda-feira às 18h de sexta-feira) e R$ 6,80 em finais de semana e feriados nacionais. Já a cobrança para veículos comerciais é a mesma, mas depende do número de eixos. Caminhões leves, ônibus, caminhões-tratores, furgões e carros com reboque pagam R$ 8,20. A tarifa mais cara fica com caminhões com reboque e caminhões-tratores com semirreboque de oito eixos, que precisam desembolsar R$ 32,80 por trecho. Motocicletas, motonetas, triciclos, bicicletas, ambulâncias e veículos oficiais estão isentos da cobrança.
Ferramenta para combater táxi aéreo clandestino
A Flapper, plataforma de fretamento aéreo, lançou uma ferramenta para combater o táxi aéreo clandestino no Brasil: o Fly Legal. O recurso permite aos usuários verificar se uma empresa de táxi aéreo está liberada a atuar no segmento e se a aeronave a ser empregada atende aos requisitos de segurança da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O Fly Legal é uma página hospedada no site da Flapper. Ao submeter o número de matrícula, o sistema retorna o status da aeronave e informa se ela está autorizada ou não a realizar transporte público. Os dados são extraídos diretamente do sistema online da Anac e são atualizados a cada 24 horas.
Primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil
Chegará, no segundo semestre de 2023, o primeiro carro elétrico da Volkswagen no país: o ID.4. SUV de porte médio, o veículo será um dos 15 lançamentos prometidos para o mercado nacional até 2025. Movido por um motor de 204 cv e 31,6 kgfm instalado no eixo traseiro, terá velocidade máxima limitada em 160 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. O carro é municiado por baterias com capacidade para armazenar 77 kWh e que garantem uma autonomia de até 520 km. Em carregadores de recarga rápida de 150 kW, as baterias recuperam 80% da carga em apenas 40 minutos. Com 4,58 m de comprimento, é 12 cm maior do que o Taos e será o Volkswagen mais tecnológico já vendido no Brasil.
Viagem de ônibus mais longa do mundo
56 dias, 22 países, entre a Turquia e a Inglaterra. A viagem de ônibus mais longa do mundo já tem data marcada: 3 de setembro de 2023. A epopeia será feita pela empresa indiana Adventures Overland e percorrerá 12 mil quilômetros ao custo de 24,3 mil dólares (R$ 126,65 mil, em valores convertidos). O trajeto tem início em Istambul e passará por Irã, Turquia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Polônia, Eslováquia, República Tcheca, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda e França até o destino final, na Inglaterra. Atualmente, a rota de ônibus mais longa do mundo tem 6.200 quilômetros e vai de Lima, no Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil, segundo o Guinness World Records.