Chris standing up holding his daughter Elva

Panela velha pode se transformar em rodas de carro

O Mini Cooper Convertible SE, da BMW, traz o primeiro jogo de rodas recicladas do mundo. Segundo a montadora, as rodas têm uma pegada de carbono de 0,16 kg para cada quilo de alumínio, material usado na confecção dos componentes, o que representa uma redução de até 75% nas emissões de carbono em relação à produção de rodas tradicionais. Além disso, as rodas recicladas não precisam passar pelo procedimento de eletrólise, que consome muita energia. Mesmo assim, as peças mantêm as exigências estruturais e de qualidade da fabricante e oferecem os mesmos benefícios aerodinâmicos das rodas já usadas no Cooper SE de teto rígido.


GM, Hyundai e Stellantis param fábricas

Após dois anos de insuficiência de componentes, especialmente de chips, as fabricantes de veículos brasileiras voltam a parar a produção. General Motors, Hyundai, Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) e Mercedes-Benz interromperam linhas de produção e deram férias coletivas aos funcionários. No dia 20, a Hyundai deu férias coletivas de três semanas para os trabalhadores dos três turnos da unidade em Piracicaba (SP). No dia 21, foi a vez da Mercedes-Benz do Brasil anunciar férias coletivas parciais para funcionários de algumas áreas da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). No dia 22, a Stellantis dispensou, por 20 dias, os funcionários do segundo turno da fábrica da Jeep em Goiana (PE) e, os operários do primeiro e do terceiro turnos, por dez dias. A General Motors irá suspender a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer na planta de São José dos Campos (SP) de 27 de março a 13 de abril. 


Belo Horizonte acaba com pagamento em dinheiro das passagens de ônibus

A prefeitura de Belo Horizonte sancionou um projeto de lei que prevê o fim do pagamento em dinheiro das passagens nos ônibus da capital mineira. Agora, as concessionárias e os permissionários dos serviços de transporte público têm até 90 dias para implementar um projeto-piloto do sistema de bilhetagem eletrônica. Serão incorporados ao sistema pagamentos por aproximação com cartões recarregáveis, de débito e de crédito. O objetivo é agilizar as operações de embarque e desembarque das linhas, além de possibilitar a redução da circulação de dinheiro dentro dos ônibus, garantindo mais segurança. Agora, a Sumob (Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte) deverá estabelecer as políticas de operação e funcionamento do novo sistema. 


Perigo: caranguejo na pista

“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acreditem se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista”. A mensagem inusitada é do comandante de um avião que não conseguiu aterrissar no Aeroporto de Vitória (ES), no último dia 20 de março. Devido à presença do crustáceo, a torre de controle obrigou a aeronave a arremeter para que uma equipe do aeroporto fizesse a vistoria no local e recolhesse os animais. Todavia, a Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, falou que apenas um caranguejo estava na pista. O avião pousou cerca de 10 minutos depois. 


EUA investe em mobilidade

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos vai investir US$ 94,8 milhões em 59 projetos de tecnologia avançada. O pacote visa oferecer planos que aperfeiçoem a tecnologia viária e a segurança no trânsito e dos carros, além de evoluções no tráfego. O pacote de incentivos vem depois de um levantamento que apurou que as mortes no trânsito nos EUA cresceram 10,5% em 2021 – foi o maior número de óbitos nas estradas norte-americanas desde 2005. Dentre as soluções, Detroit vai criar cruzamentos inteligentes, com as câmeras de trânsito já existentes. Nova Jersey vai adotar sensores para coibir carros na contramão de algumas vias. Já Nova York lançará um aplicativo para que clientes com deficiência visual do metrô e ônibus viagem com segurança.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte