Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema Transporte realizou, nessa segunda-feira (5), em Brasília, a primeira reunião do ano do Grupo de Assessoramento Parlamentar e Executivo (Gape) – instituído para debater assuntos que impactam o transporte e a logística no país, bem como para alinhar pautas de interesse do setor junto aos Poderes da República. O colegiado é composto por representantes da CNT (Confederação Nacional do Transporte) – responsável pela gestão do grupo – e das federações e entidades a ela filiadas. 

"O Gape é um importante instrumento de inteligência para que a Confederação Nacional do Transporte e as entidades possam construir caminhos positivos e alinhados para o setor. A participação de cada instituição enriquece o debate e possibilita a construção de posicionamento e o fortalecimento institucional do transporte", afirmou o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza.

Coordenada pela gerente do Poder Executivo, da CNT, Danielle Bernardes, a reunião possibilitou aos participantes conhecerem as pautas das agências reguladoras do setor e o cenário político na esfera do Poder Executivo federal, além do andamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  

“A harmonia no posicionamento e na articulação entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário é fundamental na defesa de interesse do setor transportador. Quanto mais coesos e alinhados estivermos dentro do Gape, maiores serão nossas oportunidades de progresso e sucesso”, disse Danielle Bernardes.

Em relação ao andamento dos trabalhos no Congresso Nacional, a gerente do Poder Legislativo, da CNT, Andrea Cavalcanti, destacou o retorno das atividades e a importância de um trabalho prévio dos temas em tramitação nas casas legislativas. Nesse contexto, solicitou que as demandas sejam enviadas ao colegiado com antecedência, para possibilitar a realização de um trabalho conjunto entre as entidades e a CNT. Para ela, “o Gape é um colegiado de fundamental importância por auxiliar na elaboração de estratégias para os efetivos resultados esperados.”

Já a assessora da Gerência Executiva de Relações Trabalhistas e Sindicais Márcia Almeida destacou o trabalho que está sendo realizado junto ao Ministério do Trabalho, principalmente o relativo à legislação sobre a igualdade salarial entre mulheres e homens. “Entendemos a importância do Grupo e como é necessário trazer os temas em discussão nas relações trabalhistas e sindicais. Um exemplo disso é a nova legislação que trata da igualdade salarial. Na reunião de hoje, foi possível apresentar alguns esclarecimentos sobre a Lei nº 14.611/2023 e os prazos em vigor”, disse.

As reuniões do Gape serão realizadas semanalmente, às segundas-feiras, de forma online, e presencialmente, na primeira semana de cada mês.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte